Tabaré Vazquez inicia visita oficial ao México


O presidente do Uruguai, Tabaré Vazquez, iniciará nesta segunda-feria () uma visita oficial de três dias ao México, onde chegou no sábado procedente de Cuba, segunda escala de um giro regional que incluiu também o Panamá.

O presidente sul-americano empreenderá nesta segunda-feira uma longa jornada de atividades, entre elas uma recepção oficial no Palácio Presidencial, no qual se encontrará com o presidente Felipe Calderón.

Tabaré Vazquez chegou acompanhado por seus ministros de Relações Exteriores, Gonzalo Fernández; Economia e Finanças, Danilo Astori; Pecuária, Agricultura e Pesca, Ernesto Hagáis; Desenvolvimento Social, Marina Arismendi, e Saúde Publica, Maria Julia Muñoz.

Também lhe acompanham na comitiva 80 empresários, dirigentes sindicais, e cinco secretários de Estado.

O embaixador do Uruguai no México, José Ignacio Korzeniak, comentou que durante a estadia do presidente de seu país nesta capital serão ampliados ainda mais os vínculos entre ambas as nações, o que ficará marcado com a assinatura de vários convênios de colaboração.

Afirmou que nos últimos anos as relações comerciais bilaterais país aumentaram em 200 por cento, como resultado do tratado existente nessa área.

O representante diplomático de Montevidéu declarou que este giro de Tabaré Vazquez por países latino-americanos obedece a sua orientação política de "olhar para o Sul".

O embaixador uruguaio pronunciou-se por uma maior integração que possa garantir oportunidades iguais para todos América Latina, uma região onde, disse, "193 milhões de pessoas vivem na pobreza e padecem da má distribuição das riquezas".