
Esta é uma versão apenas de testes para conhecimento e avaliação, não sendo possível a gravação de declaração
A Receita Federal disponibilizou a versão de testes do Programa de Declaração do Imposto sobre a Renda – IRPF 2013 para que os contribuintes conheçam as principais novidades para a elaboração da Declaração de Ajuste Anual do ano-calendário 2012. Esta é uma versão apenas de testes para conhecimento e avaliação, não sendo possível a gravação de declaração e estará disponível somente até o dia 28 de dezembro.
Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o e-mail . A Receita Federal conta com a participação dos contribuintes nessa avaliação. O download do Programa IRPF 2013 pode ser feito aqui.
Imposto de Renda
Todos os anos, entre os meses de março e abril, os cidadãos brasileiros ou estrangeiros residentes devem declarar o Imposto de Renda (IR). Trata-se de uma declaração de ajuste, já que ao longo dos meses o contribuinte já tem o imposto retido (em sua totalidade ou parte) na fonte do pagamento ou de seu resgate.
O tributo que incide sobre a renda, investimentos e os bens do cidadão (seja ele um profissional autônomo, assalariado em carteira, investidor, pessoa física ou jurídica) tem abrangência federal. Os recursos provenientes desse recolhimento são fundamentais para a atuação dos poderes públicos federal, estadual e municipal.