A secretária-geral da Unasul (União de Nações Sul-Americanas), María Emma Mejía, e vários ministros da Defesa da região vão inaugurar na próxima semana, em Buenos Aires, o CEED (Centro de Estudos Estratégicos de Defesa), primeiro órgão permanente do Conselho de Defesa do bloco.
O CEED, criado em 2009, apesar de ter sido aprovado oficialmente no ano passado, será inaugurado oficialmente na quinta e na sexta-feira com uma conferência internacional sobre o posicionamento estratégico da América do Sul no século XXI, segundo informou neste sábado o Conselho de Defesa em comunicado.
O ministro da Defesa da Argentina, Arturo Puricelli, abrirá na quinta-feira as atividades, das quais está previsto que participem os ministros da Defesa brasileiro, Nelson Jobim; Equador, Javier Ponce; e Peru, Jaime Thorne León, além do vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Liñera.
O CEED, com sede permanente em Buenos Aires, "foi criado a partir da necessidade de consolidar uma identidade sul-americana em matéria de Defesa. Tem como finalidade a construção de uma visão própria, orientada desde as necessidades específicas e o interesse comum dos países da região", lembrou o comunicado.