UFC se engaja na luta pelos 100% dos royalties do petróleo para educação


A Universidade Federal do Ceará irá se engajar na campanha que propõe aplicar 100% dos royalties do petróleo em educação (Medida Provisória 592/2012, que altera a divisão dos royalties do petróleo e incrementa o financiamento da Educação), conforme garantiu o Reitor Jesualdo Farias no encontro que manteve na tarde desta segunda-feira (11.03), com o senador Inácio Arruda, em seu gabinete.

 

Durante o encontro Inácio explicou que é autor de emenda propondo que 50% dos recursos do fundo social do pré-sal sejam destinados à educação. Esta proposta, inicialmente apresentada na forma do Projeto de Lei 138 de 2011, foi acolhida pela presidenta Dilma na MP 592/2012. O senador espera agora, o engajamento de toda a bancada federal cearense para aprová-la.

 

Atualmente os royalties do petróleo são aplicados, principalmente, em obras de infraestrutura, mas para o Reitor, direcionar os recursos para a área educacional é uma maneira de investir em um bem definitivo. O Prof. Jesualdo ressalta ainda que os recursos serão aplicados em educação de todos os níveis, da educação infantil a cursos de pós-graduação.

 

No início de abril, quando começa o primeiro semestre de 2013 na UFC (o calendário foi adaptado em decorrência da greve de professores do ano passado), serão feitas manifestações em todos os campi da Universidade, em Fortaleza e no Interior (Cariri, Sobral e Quixadá), segundo informou o Reitor, que diz contar com a adesão de lideranças estudantis, servidores e professores. “O objetivo é sensibilizar a população a se engajar nessa luta”, acrescentou.

 

O Prof. Jesualdo Farias comunicou ao senador Inácio Arruda que já levantou a bandeira no sentido de destinar 100% dos royalties do petróleo à educação, em duas entidades de que é integrante: o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCT) e a Associação Nacional dos Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

com informações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC

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