Sindicatos unidos pela redução da jornada de trabalho


O movimento sindical está unido em torno da luta pela redução da jornada de trabalho. Representantes das três centrais sindicais (CUT, Força Sindical e CGT) e de mais de 20 sindicatos cearenses, além do Secretário Executivo da Delegacia Regional do trabalho, José Nunes Passos, estiveram reunidos na manhã dessa terça-feira, com o deputado federal Inácio Arruda, para promover um grande movimento em torno dessa bandeira, que pode gerar cerca de três milhões de emprego em todo o Brasil.
O projeto de lei que propõe a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais é de autoria do deputado Inácio Arruda (PCdoB) e do senador Paulo Pain (PT) e já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, estando tramitando agora, na Comissão que discute o Mérito. “Se não tivermos uma forte mobilização dos trabalhadores, a matéria não anda no Congresso”, disse Inácio, lembrando aos sindicalistas que a batalha é grande, pois coloca em cheque a questão capital/trabalho. Mas, para Inácio, a expectativa é positiva. Além de ser uma matéria que une o movimento sindical, ela está na pauta do Presidente Lula, que já se manifestou várias vezes a favor da redução da jornada.
O representante da DRT, José Nunes Passos, defendeu que o dia 1º de Maio seja marcado por um grande movimento pela Redução da Jornada de Trabalho, com os trabalhadores e sindicalistas unidos em torno dessa bandeira. A grande preocupação, no entanto, é com a questão das horas extras. Para os sindicalistas é preciso explicar na base que a hora extra é prejudicial, que tira o emprego de outros pais de família e de que diminuir a jornada é também melhorar a qualidade de vida. O trabalhador terá mais tempo para o lazer, para se dedicar à família, para a arte e cultura.
Ainda durante a reunião, o deputado Inácio Arruda propôs a realização de um grande debate, unindo centrais sindicais, sindicatos e universidades para discutir o projeto de redução da jornada e tendo como convidado o senador Paulo Pain. A proposta foi aceita pelos presentes que deverão discutir a melhor data para o senador petista. Inácio destacou ainda mais dois projetos que poderão entrar na pauta do movimento sindical: o biodiesel e o da transposição das águas do rio São Francisco para o Nordeste Setentrional, projetos prioritários para o Presidente Lula, que poderão garantir o desenvolvimento da região. A reunião com os sindicalistas aconteceu na manhã de hoje (.04.05), na sede do PCdoB, avenida da universidade, 3199.