Sessão solene abre comemorações dos 86 anos do PCdoB


A Sessão Solene na Câmara Municipal de Fortaleza deu início às festividades de aniversário do Partido Comunista do Brasil, que está comemorando hoje, 25 de março, 86 anos de muitas lutas, muitas perdas, mas também de muitas vitórias. A sessão foi uma iniciativa da vereadora Eliana Gomes, reunindo no auditório da Câmara dirigentes do PCdoB, secretários de Estado, lideranças comunitárias, parlamentares e representantes de vários partidos políticos.

Eliana Gomes dedicou seu pronunciamento aos homens e mulheres que tombaram na guerrilha do Araguaia, entre eles os cearenses Bergson Gurjão de Farias, Custódio Saraiva e Jana Barroso. “E faço eco aos clamores para que aquele episódio seja totalmente esclarecido como parte da história da luta por liberdade e democracia no Brasil”. Ela não esqueceu também os comunistas e combatentes de toda ordem, que tiveram a liberdade privada, o corpo torturado e as vidas ceifadas nos porões da ditadura.

Durante a sessão solene, o presidente regional do PCdoB, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas) foi homenageado com uma placa de prata com dizeres alusivos a data. Os comunistas que lotavam o auditório retribuíram a homenagem com palavras de ordem e com “Viva ao partido Comunista do Brasil”.

Um partido jovem

Lembrando o grande teólogo do Partido Comunista do Brasil, o camarada João Amazonas, Patinhas disse que o PCdoB é o mais antigo partido do País. “No entanto, é sempre jovem. Na sua luta pelo socialismo, ele se recria, se renova a cada dia, a cada momento, procurando se aperfeiçoar através dos tempos”. Patinhas lembrou os dias difíceis da clandestinidade, homenageou os companheiros que morreram na guerrilha do Araguaia e ressaltou que o PCdoB foi o primeiro partido brasileiro a levantar a bandeira da reforma agrária.

Ele explicou também que desde 2005 foi inaugurada uma nova fase na política brasileira. O povo aumentou sua renda e a democracia cresceu em todos os sentidos. O PCdoB, que participou diretamente de todas essas mudanças, assume hoje grandes responsabilidades em várias  cidades brasileiras e com uma visão futurista, pensa como será o país em 2010, após o governo Lula: “A nossa luta agora é unir o movimento popular como um todo, para que, em 2010, passamos acelerar o processo de mudança desse País”.

Ainda durante a solenidade, saudaram o PCdoB o Secretário de Saúde do Estado,  João Ananias, o deputado estadual Lula Morais, os representantes dos PSB, Carlos Cardoso, do PT, Raimundo Ângelo, do PHS, Walter Cavalcante, do PRB, Gerson Ferraz e do PV, João da Cruz. Todos fizeram questão de parabenizar os integrantes do partido e ressaltar que não se pode falar na história do Brasil sem destacar a luta dos comunistas que participaram intensamente, mesmo nos períodos de clandestinidade, do desenvolvimento político e cultural desse País.