Uma comitiva de senadores e deputados vai procurar o ministro da Justiça, Tarso Genro, para discutir os termos da investigação e do inquérito policial interno que apura a conduta do delegado Protógenes Queiroz. A informação foi dada nesta quarta-feira () pelo senador José Nery (PSOL-PA), que junto com o Senador Inácio Arruda e outros parlamentares, participou de ato em solidariedade ao delegado responsável, até julho de 2008, pela Operação Satiagraha da Polícia Federal que investiga denúncias de uso irregular de verbas públicas e a remessa ilegal de recursos ao exterior.
A comitiva também participará da reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Escutas Telefônica da Câmara dos Deputados, a ser realizada na próxima quarta-feira (º), na qual o delegado irá depor. Os parlamentares sustentam que há rumores de que Protógenes pode receber voz de prisão do presidente daquela comissão, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ).
Essas decisões foram tomadas durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira () no gabinete de José Nery. Também estavam presentes os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Eduardo Suplicy (PT-SP) e dos deputados Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), Janete Capiberibe (PSB-AP), Ivan Valente (PSOL-SP), Chico Alencar (PSOL-RJ) e Luciana Genro (PSOL-RS).