O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) esteve na comitiva do Presidente Lula em visita ao município de Salgueiro(PE) nesta quinta-feira () verificando obras da ferrovia Transnordestina.
A comitiva formada ainda pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff; pelo ministro da Previdência Social, José Pimentel; da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; e pelo ministro do Transporte, Alfredo Nascimento, desembarcou no Aeroporto Regionaldo Cariri, na cidade de Juazeiro do Norte no Ceará.
Durante cerimônia de assinatura da ordem de serviço para início das obras do trecho de 163 km que vai ligar Salgueiro a Trindade, em Pernambuco, o presidente Lula destacou a importância da Transnordestina para o desenvolvimento sócio-econômico dos estados nordestinos, principalmente do Ceará, Piauí e Pernambuco. “Estamos aqui realizando um sonho. Temos a certeza de que quanto mais igual for o Brasil, com a distribuição de renda dividida igualitariamente entre os todos os estados, mais dignidade e qualidade de vida estaremos levando para nosso povo”, disse.
De acordo com o senador Inácio Arruda, a obra vai provocar um impacto gigantesco à região. O Ceará, por exemplo, por ser o segundo maior parque têxtil do país, importa algodão de Barreiras, na Bahia, ou dos estados de Goiás, Mato Grosso e Rondônia, através de carreta, com muito esforço e enorme custo. “Os trilhos do Brasil, este país Continental, não se ligam uns aos outros. Os trilhos do Centro-Oeste não se ligam com os trilhos sequer do estado da Bahia, muito menos com os trilhos de Pernambuco, do Ceará, da Paraíba ou do Piauí”, lembra Inácio, dizendo que agora, com a transnordestina, “nós podemos de fato falar em integração com o resto do país”.
Expectativa
Dados oficiais sobre o projeto da Ferrovia Transnordestina apontam que a via totalmente pronta terá 1,8 mil quilômetros construídos, mais 550 quilômetros de remodelação entre Porto Real do Colégio (AL) e Suape (PE). No total, serão investidos o valor médio de R$ 5,4 bilhões na obra, que vai ligar o município de Eliseu Martins (PI) aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE).
As obras de construção da Ferrovia Transnordestina serão realizadas nos seguintes trechos: Pecém (CE) a Missão Velha (CE), com 527km; Missão Velha (CE) a Salgueiro (PE), 96km e previsão de término em agosto deste ano; Salgueiro (PE) a Trindade (PE), 163km; Trindade (PE) a Eliseu Martins (PI), com 420km; Salgueiro (PE) a Suape (PE), 522km. A previsão é de que a obra esteja totalmente concluída no fim de 2010.
Quando estiver em operação, a Transnordestina deverá gerar aproximadamente 600 mil empregos em diversos segmentos da economia. A Ferrovia terá capacidade de movimentar 30 mil toneladas de cargas por ano, o que beneficiará a produção de biodiesel e de também de álcool.
A Transnordestina, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), vai contribuir para o reequilíbrio da matriz de transporte de cargas do País. De imediato, serão contratados mais 1.000 operários para início da obra entre Salgueiro e Trindade, no Estado de Pernambuco.
Dentro do prazo
O presidente da Companhia Ferroviária do Nordeste, Benjamim Steinbruch, responsável pela obra, advertiu que, se não faltarem recursos, a obra será concluída dentro do prazo e destacou que, para ele, como empresário, este era o mais importante projeto do Plano de Aceleração do Crescimento. O projeto prevê a construção do novo trecho, a compra de novos vagões e locomotivas e a recuperação de trechos existentes. “Será um grande impulso no escoamento da produção de forma mais ágil, a um custo menor”, afirmou.
Apesar da movimentação de máquinas e operários no canteiro de obras no lado cearense, a Ferrovia ainda está longe de ser concluída. De 1,8 mil quilômetros previstos no projeto total, que deverá ligar o interior do Nordeste aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE), apenas o trecho de 96 quilômetros entre os municípios de Salgueiro (PE) e Missão Velha (CE) está em obras.
Cerca de 80% da terraplanagem já estão concluídas. Faltam somente as obras-de-arte (pontes e barragens, diques e muros) e o dois túneis. Um deles passará por baixo da CE-293, a altura da localidade denominada de Café da Linha.
Em alguns pontos, foi feita a imprimação (aplicação de óleo asfáltico sobre terraplanagem), onde serão instalados os trilhos. Já foi aberta picada para a construção do último trecho, entre os quilômetros 16 e o marco zero, em Salgueiro.