Senado presta homenagem aos cem anos da ABI


O Senado realiza Sessão Especial amanhã, quinta-feira (), a partir das 10 horas, para homenagear o centenário da fundação da Associação Brasileira de Imprensa. A entidade surgiu em 07 de abril de 1908, tendo como principal objetivo assegurar à classe jornalística os direitos assistenciais e tornar-se um centro de ação que pudesse abrigar todos os trabalhadores da imprensa.

A história da ABI muito se deve à atuação de seu idealizador, Gustavo de Lacerda, que não concordava com a idéia de que os jornais fossem empresas, dando lucro a seus acionistas. Para ele, os jornais deveriam ter uma missão social e funcionar como cooperativas de cujos interesses participassem todos os seus membros, dos diretores aos mais modestos colaboradores.

Outro ícone ligado à ABI foi o jornalista Barbosa Lima Sobrinho, que lutava por ideais nacionalistas e via sua profissão como um meio de levar a população brasileira à conscientização política e social.

“A Sessão Especial foi uma forma que encontramos para homenagear essa instituição, que teve uma contribuição vital para a democracia brasileira e que continua deixando sua marca para as gerações seguintes”, explicou o Senador Inácio Arruda, que teve a iniciativa de propor a homenagem.