O senador Inácio Arruda é um dos conferencistas do Seminário promovido pela Fundação Maurício Grabois, do Partido Comunista do Brasil, que discuti ideias e sugestões para uma nova etapa do desenvolvimento nacional. O objetivo é subsidiar a direção nacional do PCdoB para a elaboração de propostas do Partido ao programa de governo da campanha de reeleição da presidenta Dilma Rousseff. O evento acontece hoje e amanhã (09 e 10 de maio) em São Paulo. Inácio Arruda, que é o autor do substitutivo do Estatuto da Cidade e que esteve recentemente em Medellin, Colômbia, participando do Fórum Urbano Mundial, vai falar sobre o tema “A reforma urbana para superar a crise das cidades”. A palestra está marcada para as 16h30min deste sábado.
No seu 13º Congresso, realizado no final do ano passado, o PCdoB lançou a mensagem de que o Brasil precisa não só dar continuidade, mas aprofundar as mudanças e conquistas resultantes dos últimos 11 anos de governo. Para tal, sublinhou que é preciso resistir e vencer as pressões do capital financeiro, com o redirecionamento da política macroeconômica e promover uma nova arrancada para um desenvolvimento que dê respostas aos anseios de melhoria crescente da vida do povo e dos trabalhadores.
Na ótica do PCdoB, portanto, para que o povo obtenha sua quarta vitória consecutiva, com a reeleição da presidenta Dilma Rousseff, entre um conjunto de tarefas, destaca-se a formulação de ideias e estratégias que renovem e atualizem a plataforma das forças políticas progressistas e resultem num Projeto que desencadeie uma nova etapa de desenvolvimento.
O Seminário, constituído por uma intervenção de abertura e 5 mesas de debates, terá como eixo enfrentar a seguinte questão: no contexto de uma realidade mundial que se altera com a grande crise capitalista e onera os países em desenvolvimento, e diante das exigências que se revelam para a expansão da economia nacional, como propiciar ao país um ciclo de desenvolvimento robusto e duradouro, com distribuição de renda?
Seminário:
ideias e propostas para uma nova etapa do desenvolvimento nacional
Programação
Dia 9 maio, sexta-feira
18: 00 h – Intervenção de abertura. Presidente do PCdoB, Renato Rabelo.
18:30h – Mesa 1: Focos estratégicos para o desenvolvimento nacional Expositores:
1 – Luis Gonzaga Belluzzo – Professor titular do Instituto de Economia da Unicamp. Ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1985-1987).
2 – David Kupfer – Professor do Instituto de Economia da UFRJ. Membro do Conselho Superior de Economia da Fiesp. Assessor da Presidência do BNDES.
Dia 10 maio, sábado
9: 00 h – Mesa 2: Infraestrutura energética e logística: como suplantar as defasagens?
Expositores,
1 – Haroldo Lima – Ex-diretor geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Membro do Comitê Central do PCdoB. Luis Eduardo Duque Dutra – Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade de Paris. Professor da Escola de Química da UFRJ. Assessor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
2 – Alexandre de Carvalho Leal Neto – Doutor em Planejamento Energético (Coppe/UFRJ). Gerente da Divisão de Gestão Ambiental da Companhia Docas do Rio de Janeiro.
14:00 h – Mesa 3: Superação das desigualdades regionais e o inadiável desenvolvimento sustentável da Amazônia
Expositores
1 – Durbens Martins Nascimento – Diretor Geral do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA). Conselheiro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED).
2 – Sérgio Duarte de Castro – Professor titular do Departamento de Economia do Mestrado em Planejamento Territorial da PUC-GO. Ex-secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional.
16:30 horas, mesa 4. A reforma urbana para superar a crise das cidades
Expositores:
1 – Inácio Arruda – Senador (PCdoB-CE). Relator da lei nº 10.257/2001 (Estatuto da Cidade). Membro do Comitê Central do PCdoB.
2- Fernando de Mello Franco – Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano de SP.
19:00 h – Mesa 5: O trabalho como fator estruturante do desenvolvimento
Expositor:
1 – Marcio Pochmann – Professor Livre Docente da Unicamp. Presidente da Fundação Perseu Abramo