Hoje (6), São Luís completa 15 anos como cidade Patrimônio da Humanidade. O título foi concedido pela Unesco, órgão da ONU para a educação, ciência e cultura.
O conjunto arquitetônico ímpar, de características singulares, em 1997 foi coroado pela Unesco como patrimônio mundial. O título concedido a São Luís só foi possível graças a um trabalho extenso. Foram necessários dois anos para se reunir em dossiê todos os documentos, e outras requisições da Unesco.
O Centro Histórico da capital maranhense reúne mais de 3.500 prédios tombados pelo Patrimônio Nacional desde a década de 1950. O casario colonial pertence à área de 60 hectares declarada pela Unesco um Patrimônio do Mundo.
Na candidatura, São Luís se destacou por uma peculiaridade que garantiu sucesso no quesito autenticidade. A capital, que foi fundada por franceses em 1612, tem um traçado urbano diferente de tudo aquilo que existia até então. É a única cidade colonizada por portugueses com influência clara e determinante dos espanhóis.
A Unesco levou em consideração de modo fundamental a preservação da cidade antiga. Hoje, 15 anos depois da concessão do título, o tema tem sido motivo de preocupação. De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, São Luís não está na lista de títulos ameaçados da Unesco, mas o risco existe.
Portal G1