Recursos


Segundo Bezerra, o Estado do Rio de Janeiro receberá 70 milhões de reais e o restante será distribuído para os municípios atingidos pela enxurrada de terça-feira.

 
As cidades de Nova Friburgo e Teresópolis, as mais afetadas, receberão as maiores ajudas: 10 milhões e 7 milhões de reais, respectivamente.
 
As chuvas na região serrana do Estado deixaram ao menos 544 mortos. Nova Friburgo registrou 247 mortes e Teresópolis, 235.
 
O governo federal, que na quinta-feira liberou o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores das áreas afetadas, ampliou o limite do valor a ser resgatado de 4.650 reais para 5.400 reais.
 
De acordo com o governo fluminense, o Estado receberá 35 milhões de reais para ser destinado ao pagamento de aluguel social a 5 mil famílias de desabrigados em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.
 
Diante da destruição causada pela chuva, Dilma irá se reunir na terça-feira com os ministros da Integração Nacional, Ciência e Tecnologia, Defesa e Saúde, entre outros, para iniciar uma reestruturação da política nacional de Defesa Civil, com foco especial em medidas de prevenção e sistemas de alerta.