O objetivo é formar profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social, que trabalham tanto com usuários de crack e outras drogas, quanto com suas famílias
Foi prorrogado, até 20 de julho, o prazo final para inscrições para o edital que financia a criação de Centros Regionais de Referências (CRRs) para formação de profissionais de saúde, assistência social, segurança, agentes comunitários e agentes do sistema judiciário e policial em temas sobre a prevenção ao uso de crack e outras drogas. Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas interessadas devem encaminhar propostas no valor mínimo de R$ 200 mil e máximo de 300 mil à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça.
A iniciativa faz parte do programa Crack, é possível vencer, lançado em dezembro de 2011 pelo governo federal. Poderão apresentar propostas instituições de ensino superior públicas (IES), em áreas com população igual ou superior a 500 mil habitantes. As localizadas em municípios menores deverão firmar parcerias com cidades vizinhas a fim de atender ao critério populacional. As instituições das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste serão privilegiadas no processo de seleção, devido à carência de centros de formação sobre drogas nessas regiões. O investimento total pode chegar a R$ 6 milhões.
Nas propostas devem constar, entre outras informações, a estratégia da instituição para articulação com os serviços dos municípios aos quais pertencem os profissionais a serem capacitados, o detalhamento da estrutura física em que serão ministrados os cursos, a metodologia, contendo descrição das atividades a serem realizadas, considerando as peculiaridades regionais, a proposta de avaliação dos profissionais, antes e depois das capacitações, a relação dos docentes que ministrarão os cursos, a ementa para cada um dos dentre outros.