Programa Novos Talentos recebe propostas até dia 25 de janeiro


 

Objetivo do programa é incentivar o interesse pela ciência e tecnologia e preparar futuros pesquisadores

 

A partir do dia 21 de dezembro, estarão abertas as inscrições para o programa Novos Talentos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que tem como objetivo apoiar projetos para realização de atividades extracurriculares para professores e alunos da educação básica. As atividades devem acontecer no período de férias das escolas públicas ou em horário que não interfira na frequência escolar.
Os inscritos no programa deverão propor cursos, oficinas ou atividades que valorizem espaços inovadores, como dependências de universidades, laboratórios e centros avançados de estudos e pesquisas, museus e outras instituições, inclusive empresas públicas e privadas, visando ao aprimoramento e à atualização do público-alvo e a melhoria do ensino de ciências nas escolas públicas do País.
Inscrições
De acordo com o Edital nº 55/2012, as instituições públicas de ensino superior (Ipes) podem enviar propostas por meio do Sistema Integrado Capes (Sicapes) até o dia 25 de janeiro de 2013. Cada instituição pode apresentar à Capes uma única proposta, com até quatro subprojetos.

 

Os projetos devem prever o início das atividades para julho de 2013, com prazo de execução de 24 meses. O valor por projeto institucional a ser financiado será de até R$ 200 mil por ano.

 

A Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB), que coordena o programa, orienta que antes da inscrição é de fundamental importância a consulta ao Regulamento do Programa Novos Talentos (Portaria nº 173 de 6 de dezembro de 2012), bem como os anexos do edital, disponíveis na página do programa.
Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (61) 2022-6687 e 2022-6568.
Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem como atribuições a avaliação da pós-graduação stricto sensu, acesso e divulgação da produção científica, investimentos na formação de especialistas de alto nível e promoção da cooperação científica internacional.

 

A troca de conhecimentos entre estudiosos brasileiros e estrangeiros é promovida pela Capes por meio de duas modalidades de cooperação internacional: os acordos bilaterais e as parcerias universitárias binacionais.

 

A Capes mantém, ainda, programas multinacionais. A Escola de Altos Estudos, por exemplo, é uma iniciativa da Capes para estimular professores e pesquisadores estrangeiros de prestígio para realizar cursos monográficos no Brasil. Com isso, os programas de pós-graduação de instituições brasileiras tornam-se mais amplos e qualificados.
Fonte: Ministério da Educação

 

,