Programa de capacitação de diretores tem inscrições abertas


Fábrica dos Cinemas do Mundo do Festival de Cannes, na França oferece apoio a projetos em desenvolvimento

 

Até o dia 2 de dezembro, é possível inscrever projetos na 5ª edição da Fábrica dos Cinemas do Mundo (La Fabrique des Cinémas du Monde) do Festival de Cannes, na França. A Fábrica é um espaço dedicado ao apoio, por meio de atividades de networking, workshops, encontros com órgãos internacionais de fomento e exibições paralelas, além de consultorias individuais, a projetos em desenvolvimento de diretores de países latino-americanos, africanos, asiáticos, da Europa Central ou Oriental ou do Oriente Médio, que estejam trabalhando em seu primeiro ou segundo longa. Os diretores selecionados serão convidados a participar do programa, que acontece no âmbito do Festival de Cannes, entre os dias 14 e 25 de maio do ano que vem, acompanhados de seus produtores.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, no site da Fábrica. Para se registrar, é necessário fornecer informações do projeto, como argumento, sinopse, justificativa para participação, estratégia de produção (gênero, público alvo, cronograma), orçamento, carta do diretor e links para seus trabalhos mais recentes na internet. O proponente também deverá enviar, no ato de inscrição, o tratamento mais recente do roteiro; um plano de financiamento, currículo do produtor (que deve ter produzido ao menos um filme nos últimos cinco anos) e do diretor e foto do diretor. Somente será aceito um projeto por proponente, e o orçamento deve ser de menos de 3 milhões de euros.

 

Clique aqui e veja as condições para participação.

 

Os projetos serão selecionados por um comitê e divulgados em março do ano que vem nos sites do Pavilhão dos Cinemas do Mundo do Festival de Cannes e do Instituto Francês. Os produtores selecionados terão os custos de viagem, acomodação, refeições e credenciamento cobertos pelo Instituto.

Há pelo menos quatro edições, o Brasil está presente no programa: em 2010, “Pela janela, de Caroline Leone, esteve entre os selecionados; em 2011, foi a vez de “1994”, de Gustavo Melo; em 2012, Anita Rocha da Silveira e Vania Catani levaram “Mate-me por favor” ao pavilhão; e na edição deste ano, “Benzinho”, de Gustavo Pizzi, representou o País no evento.

 

Para mais informações, consulte o site do Pavilhão Cinémas du Monde do Festival de Cannes.

 

Fonte: Agência Nacional do Cinema

 

,