Os prefeitos cearenses estiveram nesta terça-feira(), reunidos com a bancada do estado do Ceará no Congresso Nacional para expor uma pauta de reivindicações dos municípios. A comitiva lotou uma das salas destinadas às comissões no Senado, em uma reunião que durou cerca de duas horas.
O Senador Inácio Arruda, coordenador da bancada federal, fez a abertura do encontro. Inácio destacou a importância da marcha dos prefeitos e afirmou que o movimento vem se consolidando cada vez mais, se revestindo de importância significativa.
O presidente da Aprece (Associação de Prefeitos Cearenses), João Dilmar da Silva, destacou o sucesso da Marcha de Prefeitos, que vem ganhando a adesão dos parlamentares e grande número de autoridades. A causa dos prefeitos, segundo ele, é a melhoria das condições de vida nos municípios. Dilmar elencou os pontos prioritários da pauta de reivindicações das prefeituras. Entre elas, a regulamentação do pagamento de precatórios, a questão do repasse pela União de verbas para a saúde, a transferência dos recursos pelos estados aos municípios, para o transporte escolar, o aumento de 1% no Fundo de Participação dos Municípios e a questão do Fundeb.
Os prefeitos presentes reforçaram a necessidade de que a bancada de parlamentares prestem apoio aos problemas que vem sendo enfrentados em larga escala pela prefeituras. Usaram da palavra os prefeitos Carlos Macedo (Aurora), Eliene Leite (General Sampaio), Agenor Ribeiro (Salitre), Fernando Lopes (Baturité).
Também manifestaram apoio aos prefeitos durante a reunião os deputados federais José Pimentel (PT/CE), Mauro Benevides (PMDB/CE), Vicente Arruda (PR/CE), Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE), Eugênio Rabelo (PP/CE) , José Airton(PT/CE), Ariosto Holanda (PSB/CE), além do Senador Tasso Jereissati (PSDB/CE).
Por fim, o Senador Inácio destacou a responsabilidade da bancada cearense no Congresso no sentido de aumentar as conquistas no âmbito dos municípios. “Acredito que foi um dia muito produtivo, tanto para os prefeitos quanto para nós, parlamentares”, afirmou. Hoje à noite os prefeitos se reúnem novamente em um jantar de confraternização.