O fórum de prefeitos e secretários municipais de educação e de saúde, realizado pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B) no último sábado, em Fortaleza, apresentou um resultado positivo na avaliação do presidente do diretório regional, Carlos Augusto. Para o senador Inácio Arruda o PC do B cearense tem uma grande experiência na área do Legislativo, mas no momento em que sai de um para cinco prefeitos eleitos e também amplia sua participação nas administrações de outros municípios onde ajudou a eleger o chefe do Executivo, é preciso avaliar as experiências positivas para que sejam implantadas, adequando-as às peculiaridades de cada município para que um serviço público de melhor qualidade seja prestado à população. Além disso, considera o momento importante para que seja reforçado o apoio e empenho dos representantes da legenda na Assembléia Legislativa, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal na busca de solução para os problemas da população.
Programação
O fórum de prefeitos e secretários de saúde e de educação do PCdoB contou com a participação de 120 pessoas, aproximadamente, dentre estas os secretários de 15 municípios. Dos cinco prefeitos do partido marcaram presença os de Crateús, Graça e Potengi e deixaram de participar os prefeitos de Maranguape e de Jucás, em função de outros compromissos inadiáveis, justificou o presidente do partido. Prefeitos e lideranças de alguns municípios, não filiados ao PC do B, também participaram do encontro, como o prefeito de Morrinhos.
No expediente da manhã a abordagem foi sobre educação, atuando como expositores o secretário adjunto da secretaria de Educação do Estado, Maurício Holanda, e o secretário de Educação de Sobral, Júlio César. À tarde foi debatida a questão da saúde, tendo o secretário estadual, João Ananias, feito uma prestação de contas da sua administração e ressaltado o empenho do governador para o setor com a construção de hospitais regionais, policlínicas e centros odontológicos. Além de melhoria no atendimento, esse trabalho procura mudar a cultura de ambulâncias do interior com pacientes para serem atendidos na Capital.