Parlamentares discutem PEC que limita número de vereadores


O coordenador da bancada federal cearense no Congresso Nacional,
deputado Inácio Arruda, reafirmou seu compromisso e de todos os
parlamentares de lutar em Brasília para que a PEC 333, de autoria do deputado Pompeu de Matos, limitando o número de vereadores nas Câmaras Municipais, não seja aprovada. A declaração do deputado foi feita na manhã dessa sexta-feira (.0106), durante a solenidade de abertura do I Fórum de Presidentes de Câmaras Municipais do Ceará e I Encontro de Vereadores com a bancada federal cearense.


Inácio explicou que os grandes gastos nas Câmaras foi o argumento usado para formar a opinião pública. “Essa argumentação é falsa e só serviu para enganar a população brasileira. Uma prova é que, apesar de restringir o número de vereadores os repasses para as Câmaras continuaram os mesmos”.


Tanto o Fórum, como o encontro com a bancada federal reuniu mais de
100 presidentes de Câmaras Municipais cearenses, além de deputados
federais e estaduais. Na ocasião, Inácio Arruda ressaltou a importância do debate sobre as responsabilidades das câmaras, que são obrigadas hoje a discutir o Plano Diretor. Inácio informou também que o presidente da Câmara Federal, deputado Aldo Rebelo (PCdoB), estará em Fortaleza no dia 10 de março para um grande debate com os parlamentares cearenses, federais, estaduais e municipais. “Estamos envolvidos nesse grande embate político. Participamos desse projeto de ajudar a mudar o nosso país e espero contar com a colaboração de todos os vereadores”.


O I Fórum de presidentes de Câmaras do Ceará foi aberto pelo
presidente da União de Vereadores Cearenses – UVC, Francisco Deuzinho Filho, mostrando a sua preocupação com três projetos que se encontram no Congresso Nacional: a PEC 333, que limita o número de vereador; a PEC do senador Antero Paes de Barros, que tira os subsídios dos vereadores de município com até 15 mil habitantes; e a PEC dos novos municípios. Inácio tranqüilizou a todos dizendo que somente a PEC 333 poderá entrar na pauta do Congresso esse ano. Logo no inicio da solenidade, o presidente da UVC, Deuzinho Filho, entregou o Prêmio Américo Barreira ao jornalista Edilmar Norões e ao deputado federal José Gerardo Arruda, pelo trabalho exercido em favor da municipalidade.