Nota nº 724 – 27/12/2008
Distribuição 22 e 23
Situação na Faixa de Gaza
O Governo brasileiro acompanhou com apreensão a intensificação do lançamento de foguetes por milicianos do Hamas contra o sul de Israel e recebeu com grande preocupação a notícia do ataque aéreo israelense à faixa de Gaza na manhã deste sábado, que vitimou mais de 150 pessoas e causou ferimentos em outras 300.
A escalada da violência na região após o fim do cessar-fogo entre Israel e Hamas atinge especialmente a população civil e prejudica os esforços em favor de uma solução negociada e pacífica para o conflito israelo-palestino.
O Brasil deplora a reação desproporcional israelense, bem como o lançamento de foguetes contra o sul de Israel.
O Governo brasileiro conclama as partes a se absterem de novos atos de violência e estende sua solidariedade aos familiares das vítimas dos bombardeios desta manhã.
O Governo brasileiro reitera seu entendimento de que apenas a moderação e o diálogo construtivo poderão conferir ao processo de paz o impulso necessário para que avanços efetivos sejam alcançados, nos moldes do pactuado na Conferência de Annapolis
Ministério das Relações Exteriores
Nota nº 725 – 29/12/2008
Distribuição 22 e 23
Escalada da ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza
O Governo brasileiro deplora a continuidade das ações desproporcionais do Governo de Israel na região da Faixa de Gaza, que já causaram, em apenas 3 dias, a morte de mais de 300 palestinos, muitos dos quais civis e crianças.
O Brasil exorta ambas as partes a cessarem, de forma imediata, os atos de hostilidade mútua.
O Governo brasileiro endossa o apelo feito pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em 28 de dezembro, em favor de uma solução politicamente negociada para o conflito israelo-palestino. A adoção de uma trégua permitirá restabelecer o fornecimento de ajuda humanitária e médica à Faixa de Gaza e evitará o agravamento da crise na região.
Ministério das Relações Exteriores
Nota nº 726 – 31/12/2008
Distribuição 22
Assistência Humanitária à Palestina
O Governo brasileiro recebeu da Delegação Especial da Palestina no Brasil apelo de doação emergencial de medicamentos para suprir os centros médicos da Faixa de Gaza.
O Itamaraty está mobilizando, em caráter de urgência, o Grupo de Trabalho Interministerial de Assistência Humanitária Internacional, por ele coordenado, com o objetivo de atender às solicitações humanitárias palestinas.
Ministério das Relações Exteriores
Nota nº 1 – 03/01/2009
Distribuição 22 e 23
Ofensiva terrestre israelense em Gaza
O Governo brasileiro deplora a incursão militar terrestre israelense na Faixa de Gaza, que tende a agravar ainda mais o conflito israelo-palestino.
Reiterando declarações anteriores em que conclama ambas as partes a se absterem de atos de violência, o Governo brasileiro apóia os esforços, inclusive no Conselho de Segurança da ONU, por um cessar-fogo imediato, de modo a permitir a pronta retomada do processo de paz.
A realização de uma conferência internacional em seguimento à reunião de Annapolis, conforme proposta feita pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, constituiria passo importante para o restabelecimento da paz na região, com base no reconhecimento do direito de constituição do Estado palestino e da existência de Israel em condições de segurança.
Com este objetivo, o Ministro Celso Amorim manteve contatos nos últimos dias com lideranças políticas européias, norte-americanas e árabes, bem como com o Secretário-Geral da ONU. O Ministro Celso Amorim encontra-se no momento em Lisboa, onde manterá conversações com autoridades portuguesas, inclusive sobre o processo de paz na Palestina.
Ministério das Relações Exteriores
Nota nº 2 – 05/01/2009
Distribuição 22
Assistência a brasileiros na Faixa de Gaza
O Governo brasileiro está acompanhando com atenção os acontecimentos na Faixa de Gaza. A Embaixada do Brasil em Tel Aviv e o Escritório de Representação em Ramallah têm, desde o início da crise, mantido contato com a comunidade brasileira residente no local de modo a prestar-lhe a assistência necessária.
O Ministério das Relações Exteriores permanecerá atento à situação, com vistas a assegurar toda a proteção consular aos brasileiros eventualmente afetados pelo conflito.
Ministério das Relações Exteriores
Assessoria de Imprensa do Gabinete
Palácio Itamaraty
Térreo
Brasília – DF
CEP: 70170-900
Telefones: 0(xx) 61-3411-6160/2/3
Fax: 0(xx) 61-3411-8002
E-mail: [email protected]