Morales confirma vitória e chama oposição para o diálogo


Diante de milhares de pessoas que se amontoaram por horas na Praça Murillo, sede do palácio do governo, em La Paz, o presidente Evo Morales confirmou a vitória no referendo revogatório deste domingo () .

Após ouvir o hino nacional, Morales agradeceu aos cidadãos do país pelo excelente cumprimento do "compromisso democrático" ao votar em um "referendo histórico, de participação massiva."
 
Segundo dados da Corte Nacional Eleitoral, houve 80% de participação nas urnas, sem nenhum relato de violência ou tumulto. Morales convocou os diversos setores da sociedade – inclusive a oposição – à trabalhar pelo "processo de mudança e continuação da nacionalização dos recursos naturais". Ele também afirmou que irá convocar a Assembléia Constituinte.

La Paz é reduto de Morales e a população que se concentrava nas ruas vibrava com cada palavra do presidente. Nos demais departamentos também houve festa, seja pela vitória de Morales – como em Cochabamba – seja pelo triunfo de  seus departamentais – como o governador de Santa Cruz, Rúben Costas, que discursou nesta noite celebrando a "derrota do totalitarismo".

Diálogo

Na tarde deste domingo, o "defensor do povo" boliviano (cargo que se assemelha a um guardião público, um ombudsman popular), Waldo Albarracín, disse que avalia o referendo revogatório como um "marco histórico" para o país. "No dia seguinte ao referendo haverá uma legitimidade para os políticos, portanto, só restará o diálogo para resolver os problemas", afirmou em entrevista ao G1.