Na sessão do Congresso Nacional, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), encaminhou requerimento de moção de solidariedade à família de Norton Guimarães, servidor da Secretaria Especial de Informática do Senado (Prodasen), após acidente de moto. Norton era irmão de Honestino Guimarães, estudante da Universidade de Brasília (UnB) desaparecido em 1973, após ser preso pelo regime militar.
Leia íntegra do requerimento:
Sr. Presidente,
Gostaria de me solidarizar com a família do funcionário Norton Monteiro Guimarães, analista de informática do Prodasen, que veio a falecer no dia de ontem, aos 57 anos, vítima de um acidente de motocicleta. Quero aqui também prestar solidariedade especialmente à sua mãe, Dona Maria Rosa Leite.
Sr. Presidente, lembro que durante a sessão solene em homenagem aos 70 anos da UNE, ocorrida no Plenário do Senado, há praticamente um ano atrás, no dia 4 de julho de 2007, Norton esteve presente acompanhando sua mãe. Naquela ocasião ela também foi homenageada, pela luta de seu filho Honestino Guimarães no movimento estudantil, do qual Norton também participou ativamente, como um dos principais representantes da resistência política no período da ditadura militar.
Sr. Presidente, quero portanto manifestar, em meu nome e em nome do meu Partido, o PCdoB, nosso profundo pesar pela perda de um funcionário exemplar para o Senado e que deu sua contribuição ao processo de democratização do País.
Muito obrigado.