A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, em sua reunião desta quarta-feira (), requerimento do senador Inácio Arruda para a realização de audiência pública sobre o tema “doenças negligenciadas”, com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da DNDi (Drugs for Neglected Diseases Initiative/ Drogas para Doenças Negligenciadas).
As doenças negligenciadas estão geralmente ligadas a más condições de saneamento, atingindo as camadas mais pobres da população, entre elas a leishmaniose, a malária, a doença de Chagas e até a dengue.
O senador explica que a audiência pública destina-se a examinar e a propor providências para debelar essas moléstias, bem como para afastar o risco de novas epidemias de qualquer uma dessas doenças tropicais, que são endêmicas em várias regiões do Brasil. Ele sugere um programa, nos moldes do “Luz para Todos”, mas que se proponha a levar saneamento básico a todas as residências.
Durante a votação, o senador Flávio Arns (PT-PR) lembrou que muitas doenças já têm medicamento reconhecidamente eficaz, mas o Ministério da Saúde não atualizou sua lista de medicamentos aprovados nos últimos seis anos.