A Comissão de Assuntos Sociais do Senado realizou nesta quarta-feira () uma homenagem ao estudante Ricardo Oliveira da Silva. Cearense de Várzea Alegre, de família humilde, Ricardo é portador de atrofia espinhal e superou mais de 17 milhões de concorrentes ganhando duas medalhas de ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática.
O Senador Inácio Arruda disse que a determinação de Ricardo e de seus pais, Seu Joaquim e Dona Francisca, é exemplo do que acontece na grande maioria dos lares brasileiros, onde muitas vezes os pais, que não tiveram oportunidade de freqüentar a escola, aprendem sozinhos as disciplinas escolares para apoiar os filhos em suas tarefas: “Ricardo, você é fruto dessa persistência, tenacidade e fibra do povo brasileiro. Euclides da Cunha já dizia que o povo nordestino é antes de tudo forte. Temos o exemplo do nosso estado do Ceará, onde o agricultor tem o desafio de plantar em cima de uma pedra para sobreviver. Você já conseguiu esse êxito com a vitória nas Olimpíadas de Matemática; quem sabe venha a se tornar um grande cientista e pesquisador brasileiro”, disse Inácio.
O presidente do Senado, Garibaldi Alves, também prestigiou a homenagem, assim como vários outros Senadores: “Só tenho palavras de elogio para a comissão, pela iniciativa de trazê-lo aqui, com seus pais, professores e sua família, para dizer que ele é realmente o melhor. Ele é o cara”, elogiou Garibaldi.