Lei que cria APA da Meruoca é sancionada por Lula


A criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Meruoca, na região Norte do Ceará, foi publicada nessa sexta-feira (.12) no Diário Oficial da União,  após ser sancionada pelo presidente da República Luis Inácio Lula da Silva  na véspera de Natal, 24. O Projeto de Lei nº 2462, de 2000, é de autoria do senador Inácio Arruda, quando ainda era deputado federal. A área abrange os municípios de Meruoca, Massapê, Alcântaras e Sobral.

Agora transformado na Lei 11.891, o projeto da APA da Meruoca regulamenta a conservação de uma área de mais de 600 hectares, proíbe a captura de espécies raras, o uso de inseticidas e fertilizantes irregulares e a retirada de areia e também de material rochoso das encostas das bacias e dos rios daquela região. O objetivo da APA é garantir qualidade de vida para a população, conservação de florestas remanescentes e proteger os recursos hídricos, a fauna e a flora silvestres

A APA da Meruoca é a 300ª unidade de conservação do Brasil e será gerenciada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A nova área de proteção ambiental é caracterizada pela Mata Atlântica, rica flora e fauna específica desse tipo de região e tem atraído interessados na prática de esportes radicais. "A criação de uma APA na região atenderá às necessidades de proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade da área, bem como aos anseios das comunidades residentes no local", explicou Inácio.

O presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo Mello, ressaltou que a criação da 300ª unidade de conservação é mais uma prova da conscientização do Congresso Nacional em garantir espaços protegidos no Brasil. "A criação de unidades de conservação não é mais uma iniciativa isolada do Poder Executivo. Com a APA Serra da Meruoca, o Legislativo se mostra engajado nessa luta pela preservação das riquezas naturais", afirmou.

Beleza

A Serra da Meruoca é conhecida por sua beleza natural. Quem visita o local se encanta com as quedas d\’água, riachos, trilhas e o clima ameno. Indo de Fortaleza, são 257 quilômetros até a nova Área de Proteção Ambiental que fica a 670 metros de altitude. O chamado Buraco da Velha, ponto turístico da serra, é um dos mais visitados. Ali existe uma cachoeira formada pelo riacho Ytacaranha, onde a água desce por uma parede rochosa, formando uma espécie de tobogã.