Os Correios lançam, neste sábado (), selo comemorativo do centenário de nascimento de uma personalidade que se dedicou aos pobres e lutou pela dignidade humana: Dom Helder Camara.
O lançamento ocorre em duas cidades significativas na vida do homenageado: Fortaleza (CE), local de nascimento de Dom Helder, e Recife (PE), onde atuou como arcebispo por mais de duas décadas. Na capital de Pernambuco, o evento ocorrerá às 15h, no terraço lateral da Igreja das Fronteiras, sede do Instituto Dom Helder Camara. Na capital cearense, o evento será realizado às 19h, na Paróquia de Santo Afonso (Igreja Redonda da Parquelândia).
O selo traz a imagem de Dom Helder Camara soltando uma pomba branca, símbolo universal da paz. Ao lado, em tamanho menor, a imagem de agricultores representa alguns dos importantes movimentos sociais dos quais participou, como a Pastoral da Terra, Pastoral do Negro e Pastoral do Índio. Ao fundo, a imagem rebaixada e em silhueta da Igreja das Fronteiras, local em que viveu até sua morte.
Complementando o selo, um fundo azul e alaranjado, simbolizando o alvorecer de um novo tempo. O design ficou a cargo da artista Silvania Branco, que utilizou técnicas de ilustração vetorial e computação gráfica na elaboração da imagem.
A tiragem é de 1.020.000 unidades, a R$ 1,00 cada. As peças filatélicas podem ser adquiridas nas agências ou na loja virtual dos Correios.