Cerca de 2 mil estudantes ocuparam o campus da Universidade de Caxias do Sul em protesto contra o reajuste nas mensalidades. Essa foi a primeira ação da Jornada de Lutas nas universidades pagas da UNE.
"Esse aumento eu não agüento!". "Educação não é mercadoria!". "Contra o aumento nas mensalidades!". As frases estampadas em faixas deram o tom da manifestação que levou cerca de 2 mil estudantes ao campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS) na noite de terça-feira ().
O ato marcou o inicio das ações da Jornada de Lutas nas universidades pagas convocada pela UNE para os dias 17 a 21 de novembro. O mês foi escolhido porque é nesse período que se encerra o ano letivo e abre-se a temporada de reajustes nas mensalidades.
Além da luta pelo não aumento nas mensalidades, os estudantes também reivindicam a criação da Casa do Estudante e da Creche universitária. O ato teve início no Centro Cívico da Universidade. Em passeata os manifestantes caminharam até a Reitoria. O reitor não estava presente e foi representado pelos pró-reitores de Administração (Prof. Gilberto Henrique Chissini), Graduação (Profª. Nilva Lúcia Rech Stédile) e Planejamento (Prof. João Ignácio Pires Lucas), além do prefeito da Cidade Universitária, Prof. José Carlos Monteiro.
Após a leitura das reivindicações dos estudantes, o prof. João Ignácio Pires Lucas fez o uso da palavra, manifestou-se, elogiando o ato, além de garantir que as reivindicações serão levadas ao reitor da universidade.
Ao final da manifestação, os estudantes dirigiram-se até o Galpão Crioulo, onde ficam em vigília até quinta-feira () como informa a coordenadora de Assistência estudantil do DCE da UCS, Raquel Duarte. "Amanhã haverá reunião do Conselho Diretor, momento em que será discutido o reajuste proposto na reunião do Conselho Universitário de 7,04%. Continuaremos aqui na luta para garantir nenhum reajuste!", convocou.
Raquel disse ainda que o objetivo é garantir a democratização em todas as instâncias da UCS. "Queremos que os estudantes sejam ouvidos, tenham voz nas decisões em relação aos investimentos na universidade".