Em uma solenidade bastante concorrida e marcada por um clima informal, o médico João Ananias Vasconcelos Neto assumiu oficialmente nesta terça-feira o cargo de secretário de Saúde do Governo do Estado do Ceará, na recém-iniciada administração Cid Gomes (PSB).
Na sede administrativa da Secretaria, a presença de centenas de pessoas forçou a organização da solenidade a transferir a cerimônia de transmissão do cargo do auditório para o pátio. João Ananias, eleito deputado estadual pelo PCdoB nas eleições de outubro passado, ressaltou que a participação popular será a marca de sua gestão na Secretaria de Saúde, com a contribuição de todos os médicos, enfermeiros, auxiliares, gestores, sindicatos e entidades de classe, com o objetivo de fazer o melhor para atender à prerrogativa constitucional que coloca a saúde como direito de todos e dever do Estado. “Que todos vocês que vieram aqui esta tarde venham de novo, voltem sempre, porque estaremos de portas abertas para ouvir as idéias de todos que quiserem contribuir com a saúde no estado do Ceará”, afirmou Ananias, no encerramento de seu discurso.
A cerimônia contou com intensa participação de representantes do PCdoB cearense, com destaque para o deputado federal Inácio Arruda, primeiro eleito pelo partido para o Senado desde Luís Carlos Prestes; o deputado estadual Chico Lopes, eleito federal; o vereador Lula Morais, que com a escalação de João Ananias para o secretariado de Cid Gomes assumirá uma cadeira na Assembléia Legislativa; o titular da Secretaria Executiva regional I, da Prefeitura de Fortaleza, Mariano Freitas; o presidente da legenda no Ceará, Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, entre outros filiados e assessores parlamentares, além de integrantes da União da Juventude Socialista.
“A esquerda está muito fortemente presente no novo Governo do Estado e o PCdoB tem uma responsabilidade grande, mais ainda no caso da saúde, que uma das áreas nevrálgicas do governo, ao lado da segurança pública e da educação. Mas temos também uma convicção muito grande que o companheiro João Ananias fará trabalho à altura, porque ele já demonstrou estar capacitado para lidar com a saúde no Interior, além de ter experiência como prefeito de Santana do Acaraú”, afirmou Inácio Arruda. “João Ananias já mostrou que tem talento político, respeito à orientação partidária e habilidade para lidar com a medicina com o povo mais pobre. Com certeza vai fazer uma grande gestão na Secretaria de Saúde”, acrescentou Chico Lopes.
Para o presidente do PCdoB-CE, Carlos Augusto Diógenes, o partido consolida um grande crescimento no Estado, com a eleição de Inácio ao Senado e a participação na nova administração estadual, em uma pasta como a Saúde. “É uma área estratégica, fundamental para nosso povo no dia-a-dia. Temos muito senso da responsabilidade, mas também muito otimismo quanto às qualidades do João Ananias para essa tarefa”, declarou Patinhas. “Politicamente, o partido já está bem representado, mas ainda teremos nossa presença em outros cargos de segundo e terceiro escalões, ainda a serem definidos. Além da presença importante que teremos do Lula Morais na Assembléia Legislativa e, conseqüentemente, da perspectiva da companheira Eliana na 1ª. suplência para a Câmara Municipal de Fortaleza”, enfatizou.
Já Mariano de Freitas, médico e titular da SER-I da Prefeitura de Fortaleza, destacou a nomeação de João Ananias para a Secretaria de Saúde como “bastante oportuna”. “O PCdoB há muito tempo tem uma valorosos quadros para a saúde, que lutam pela devida consolidação do SUS, para o sistema realmente ser aplicado da forma ideal. Agora, vamos aproveitar essa experiência para mostrar nossa capacidade na administração estadual. Como médico comunitário e prefeito que foi por duas vezes, o João tem tudo para fazer um ótimo papel na Secretaria de Saúde”, aposta Mariano.
Muito trabalho pela frente
Em seu discurso na solenidade de transmissão do cargo, o ex-secretário, Jurandir Frutuoso, fez um apanhado das ações de sua gestão na área, apontando avanços no estabelecimento de parcerias, na realização de concurso para diminuição dos 54% de servidores terceirizados na pasta, na construção de 22 novos leitos de UTI, na expansão das equipes de saúde bucal de pouco mais de 400 para 1.340 e na regularização da documentação de cerca de 700 servidores. Mas deixou claro que, diante de pontos historicamente delicados do sistema de saúde, João Ananias tem muito trabalho pela frente como novo secretário.
“Tenho preocupação para que não haja quebra de ações, principalmente nos programas ‘Saúde mais perto de você’ e no ‘SAMU’ (Serviço de Atendimento Médico de Urgência). E há cinco desafios para a nova gestão: o acesso ao atendimento de urgência e emergência, o custeio das unidades próprias do Estado, o Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores, a mortalidade materna, que não baixa, e a dengue, um problema que já completa 20 anos”, detalhou Jurandir Frutuoso, dizendo-se “muito alegre” com o fato de João Ananias sucedê-lo na Secretaria e apontando diversas coincidências entre sua trajetória pessoal e a do novo secretário de Saúde.
“Fomos companheiros na Faculdade de Medicina, ambos médicos do Interior, passamos ambos pela Assembléia Legislativa, as nossas indicações (para o secretariado) foram ambas inesperadas, a minha e a sua esposa são médicas e são amigas. Enfim, tanta coincidência não acontece por acaso. Temos certeza que fará um ótimo trabalho e estaremos aqui para ajudar no que for preciso”, disse o ex-secretário.
Gestão participativa
Emocionado com a presença de tantos companheiros de PCdoB, políticos de outros partidos, profissionais de saúde e servidores, João Ananias recebeu flores e fez questão de citar nominalmente diversos dos presentes, antes de iniciar seu discurso de posse. “No primeiro momento, com a surpresa da escolha, confesso que senti calafrios, senti medo, mas só até conversarmos com os companheiros que há muito tempo pensam e fazem a saúde no Ceará. Não trago idéias novas, porque não acho que seja preciso inventar a roda. Quero, isso sim, aproveitar as idéias e o conhecimento de todos vocês para fazer a melhor gestão, do modo participativo como sempre fizemos”, disse, aludindo a seus dois mandatos como prefeito de Santana do Acaraú, município que se tornou referência pela experiência do “Conselhão”, grande assembléia de deliberação popular sobre todos os assuntos referentes à gestão da cidade.
Frisando que nos últimos quatro anos atuou médico da família no município de Paracuru, João Ananias ressaltou seu conhecimento do Programa de Saúde da Família. “Foi um aprendizado muito grande, inclusive para desmistificar o preconceito que às vezes ainda existe, de colegas da capital com colegas do Interior. Queremos construir com a participação de todos o trabalho da Saúde no Estado”, ressaltou. “Esse é nosso desafio, de levar a saúde para todos, principalmente para os mais necessitados, os que não podem pagar plano de saúde, os pobres do nosso Estado, que precisam e têm todo o direito a saúde para uma vida digna”, complementou.
Ananias prometeu trabalhar para colaborar no cumprimento de um dos compromissos de campanha do governador Cid Gomes: a construção de dois grandes hospitais de referência, um na região do Cariri, outro na região Centro-Sul do Estado. “Queremos também aqui nos comprometer com a questão do concurso e do Plano de Cargos e Carreiras. Serei um aliado para que a classe médica alcance essas conquistas”, acrescentou, destacando também a presença do novo secretário adjunto da pasta, Marcelo Sobreira (PSB).
Solenidade concorrida
Entre os que lotaram o pátio interno da Secretaria de Saúde para prestigiar a posse de João Ananias, estavam também políticos de diversos partidos – como Eunício Oliveira (PMDB), deputado federal e ex-ministro do governo Lula; Carlos Veneranda (PSB), vice-prefeito de Fortaleza; Nelson Martins (PT), deputado estadual; José Maria Pontes (PT), vereador de Fortaleza; Iraguassu Teixeira (PDT), vereador de Fortaleza, e Mário Mamede (PT), novo diretor da Escola de Saúde Pública do Ceará. Também foi intensa a presença de jornalistas, servidores estaduais, profissionais de saúde em geral e representantes de sindicatos e entidades de classe.
Perfil – João Ananias
Oriundo de família com tradição política na região Norte do Estado, João Ananias Vasconcelos Neto foi levado por seus ideais a tomar um rumo político diferente daquela que seria mais previsível a seus familiares. Viveu em Portugal, experienciando a efervescência do movimento estudantil na luta contra o salazarismo.
De volta ao Brasil, lutou contra a ditadura militar e foi um dos responsáveis pela reabertura do Diretório Acadêmico do Curso de Medicina da UFC, em pleno regime militar. Combateu as oligarquias e defendeu a reforma agrária. Assumiu por dois mandatos a Prefeitura de Santana do Acaraú, ali inaugurando uma experiência que viria a se tornar emblemática para pesquisadores de modelos de participação popular em gestão pública: o “Conselhão”, assembléia que há 15 anos reúne mensalmente mais de uma centena de representantes do povo da cidade, para tratar diretamente de suas demandas, críticas e sugestões à gestão municipal.
Deputado estadual entre 1994 e 1996 pelo PSB, sua atuação teve grande destaque. João Ananias está no PCdoB desde agosto de 2003, foi eleito deputado estadual na última eleição. Apreciador dos romances de Machado de Assis e Graciliano Ramos, divide seu tempo entre Santana, Beberibe, Paracuru e Fortaleza, fazendo política e medicina, duas paixões que estarão mais uma vez unidas ao assumir a Secretaria.