O deputado federal Inácio Arruda voltou ontem à escola onde estudou durante toda a sua juventude: o colégio Jenny Gomes. A convite dos professores e do grêmio da escola, Inácio falou sobre a Reforma Universitária, defendendo a democratização do acesso ao ensino superior, através da reserva de 50% das vagas das universidades públicas para estudantes oriundos das escolas públicas. Para Inácio, a reserva de vagas vai sanar uma grande injustiça social cometida com a população mais carente que, apesar de pagar impostos, não pode ter seus filhos na universidade. Atualmente, 80% dos estudantes brasileiros estão na escola pública, mas apenas 20% deles chegarão à universidade.
No inicio de sua fala, Inácio recordou o seu tempo de estudante, ressaltando a qualidade do ensino das escolas públicas. “Na minha época, quem estudava no Jenny Gomes tinha a certeza de que passaria no vestibular ou que seria aprovado no exame para a Escola Técnica”, disse o deputado, informando aos alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio, que tramitam na Câmara dois projetos de lei enviados pelo Presidente Lula, um para melhora melhorar a qualidade do ensino público e o outro da Reforma Universitária.
“O presidente Lula sabe, mais do que ninguém, da importância da reserva de vagas para as universidades públicas”, disse o deputado. “Ele sabe que a maioria esmagadora dos brasileiros não chega à universidade. Quando terminam a oitava série precisam trabalhar para ajudar a família”. Inácio lembrou também que debates sobre a reforma universitária são importantes como informação, mas é preciso um movimento nas ruas, com os estudantes dizendo que querem a reserva de vagas.
Falando sobre o governo Lula, Inácio explicou que a batalha não é nem moral nem ética. “A batalha é política. A direita sabe que um Lula fortalecido significa uma América do Sul forte, com condições de enfrentar o império americano. Não podemos cair na cantilena da direita que quer derrubar o Lula”. No final da palestra, Inácio respondeu a muitas perguntas dos estudantes e depois visitou as instalações do colégio, prometendo estudar a possibilidade de encaminhar emendas ao orçamento destinadas a melhoria física da escola.