Inácio relata visita a Transnordestina


Ao discursar nesta terça-feira (), o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) relatou visita, na semana passada, às obras da Ferrovia Transnordestina no Ceará e em Pernambuco. Para o senador, a ampliação e futura conclusão da ferrovia "vai permitir um salto na economia da região", além de aumentar a média de velocidade dos trens nordestinos e facilitar o escoamento da produção de minérios e grãos do Nordeste.

O senador comunicou a conclusão da etapa inicial de 96 quilômetros da ferrovia, de Missão Velha até Salgueiro (PE), e a expedição da ordem de serviço para um novo trecho de 164 quilômetros, dentro de Pernambuco, criando as condições para que, em um ano, no máximo, seja concluída a etapa que liga o Porto de Suape ao Porto de Pecém, no estado do Ceará, passando pelo Piauí. Em seguida, na etapa seguinte, será feita a interligação com a Ferrovia Norte-Sul.

– Vai ser um grande salto, a gente alcançar, a partir da Transnordestina, a Ferrovia Norte-Sul – afirmou o senador.

Inácio Arruda informou que participaram da vistoria às obras o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; os governadores do Ceará, Piauí e Pernambuco e os ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento; da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; de Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende; da Previdência, José Pimentel; da Casa Civil, Dilma Rousseff; e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins.

– Como fruto do Programa de Aceleração do Crescimento, estamos assistindo ao renascimento da malha ferroviária nacional. A malha ferroviária do Nordeste recebe um investimento que vai permitir uma velocidade de até 90 km/h em uma média nunca inferior a 70 km/h. Isso barateia os fretes, dá velocidade à entrega de produtos, permite um escoamento mais adequado da produção nordestina de grãos e de pedras importantes. Temos, então, as condições mais favoráveis para que possamos desenvolver o Nordeste brasileiro – comemorou o senador.