O senador Inácio Arruda recebeu nesta quinta-feira (), em seu gabinete em Brasília, representantes do Partido do Trabalho da Coréia. O encontro teve por objetivo o estreitamento dos laços entre os partidos comunistas dos dois países. Faziam parte da comitiva Kim Thae Jong, chefe da Delegação e Diretor Adjunto do Departamento Internacional do Comitê Central do partido e Ri Song Man, membro do Departamento Internacional do Comitê Central.
Acompanhavam a comitiva coreana o embaixador da Coréia no Brasil, Pak Hyok, e o Conselheiro da Embaixada, Ri Sung Gil, além da líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Jô Morais e o Secretário de Relações Internacionais do PCdoB, Ronaldo Carmona.
O Senador Inácio Arruda falou da importância do relacionamento entre os dois países e sobre o momento singular que vive o Brasil, onde o Partido Comunista pela primeira vez participa de um governo social e popular. Inácio presenteou os visitantes coreanos com um CD contendo a obra do poeta Patativa do Assaré e um livro ilustrado sobre a vida do compositor Humberto Teixeira, ambos cearenses.
A delegação coreana convidou os comunistas brasileiros a visitarem seu país, lembrando que em 1996 um grupo de parlamentares brasileiros esteve na Coréia.
Além da visita a Inácio Arruda, a comitiva participou de uma reunião com parte da bancada do PCdoB na Câmara Federal. A deputada Jô Morais disse que existe interesse do Partido e da Câmara em rearticular o grupo de amizade Brasil-Coréia, a exemplo de outros grupos parlamentares existentes na Casa, para interlocução e estabelecimento de relações entre os dois países. O grupo de visitantes coreanos também foi recebido pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia.