Inácio prestigia Conferência Nacional sobre Questão da Mulher


O Senador Inácio Arruda prestigiou a cerimônia de abertura da 1a Conferência Nacional do PCdoB sobre a questão da mulher, que ocorre em Luziânia, Goiás, de 29 a 31 de março. O evento de abertura aconteceu no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília, e contou com a presença de parlamentares, autoridades e militantes de todo o País.


Fizeram parte da Mesa o Presidente do PCdoB, Renato Rabelo; a Ministra da Secretaria de Políticas para a Mulher, Nilcéia Freire; o Senador Inácio Arruda; a deputada Luiza Erundina; o deputado Renildo Calheiros; a prefeita de Olinda, Luciana Santos; Eleni Jones, do Conselho de Direitos da Mulher e Liége Rocha, coordenadora da Conferência.


Renato Rabelo destacou que o avanço na democracia tem estreita relação com a emancipação da mulher. O partido, segundo ele, deve elaborar um projeto de intervenção política considerando as bandeiras mais importantes da questão feminina: o mercado de trabalho, a dupla jornada, a violência e as políticas públicas, além de procurar ampliar a participação feminina nos espaços de poder.


Já a Ministra Nilcéia Freire afirmou que o PCdoB dá um passo importante quando discute os mecanismos para o avanço das questões da mulher no âmbito da reforma política. Ela também destacou que a Conferência é uma preparação para a 2a Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, que acontece ainda este ano.


A 1ª Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher pretende pôr em pauta os principais aspectos da luta emancipacionista no âmbito da construção do socialismo. Conforme ressalta o documento-base para o debate, “as mulheres querem viver numa realidade onde seu papel social seja respeitado e valorizado, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.