O Diap divulgou hoje a edição 2006 da já tradicional lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso. Pela oitava vez consecutiva, o deputado federal Inácio Arruda figura nessa lista. Desde 1999, quando ainda integrava a bancada de oposição ao governo federal, o parlamentar comunista já era apontado como um dos mais influentes.
O PCdoB nesta edição, proporcionalmente, é o partido que mais se destaca: metade da bancada comunista foi citada na lista do Diap, que agora conta novamente com o nome do presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que volta à lista dos mais influentes após ter ficado fora enquanto ocupava cargos ministeriais.
O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), após exaustivo levantamento, publica a 13ª edição dos Cabeças do Congresso Nacional, que mapeia os 100 deputados e senadores mais influentes do Poder Legislativo Federal. Os mais influentes foram identificados a partir de critérios quantitativos e qualitativos, apurados segundo a metodologia convencional da ciência política, que leva em consideração aspectos institucionais, reputacionais e de tomada de decisão.
Pelo levantamento, conclui-se que os parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso Nacional têm formação superior, são profissionais liberais, defendem a economia de mercado, são predominantemente de centro, têm mais de um mandato, são oriundos de regiões ricas ou dos Estados ricos das regiões pobres, pertencem aos maiores partidos, destacam-se como articuladores e debatedores. Veja a lista, por partido, dos 100 Cabeças do Congresso. A publicação completa poderá ser adquirida no DIAP em julho.