O Senador Inácio Arruda participa na próxima sexta-feira () da cerimônia de abertura dos jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, ao lado do Presidente Lula e do Ministro dos Esportes, Orlando Silva. Entre os atletas cearenses que vão participar das competições estão: Valdin, no futsal; Thiago Monteiro, tênis de mesa; Júnior, no tiro esportivo; e Antônio Marcos da Silva, no triatlo masculino.
O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar a 15ª edição dos Jogos Pan-Americanos após uma disputa acirrada com San Antonio, dos Estados Unidos. O Brasil volta a ser palco da competição 44 anos depois – a primeira e única vez foi em São Paulo-1963.
Os planos do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e do Ministério dos Esportes é mostrar ao mundo que o Brasil tem condições de receber competições maiores no futuro, como os Jogos Olímpicos de 2018. O País fracassou nas recentes tentativas para as competições de 2004, realizada em Atenas, e 2012, vencida por Londres.
Para conseguir o objetivo, o governo destinou milhões em verbas para oferecer uma estrutura moderna para a competição pan-americana. O Maracanã e o Maracanãzinho, por exemplo, foram reformados, um complexo está sendo construído no Autódromo de Jacarepaguá e foi construído um estádio, batizado de João Havelange, para 45 mil pessoas.
No entanto, algumas obras atrasaram em relação ao cronograma original. Uma disputa entre a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e o comitê organizador quase pôs em risco a construção de um complexo esportivo em Jacarepaguá. Outra confusão foi na Marina da Glória, sede das provas de vela.
Para os Jogos Pan-Americanos no Rio, a meta é superar o recorde de medalhas da última competição, realizada em Santo Domingo-2003, e preparar a delegação brasileira para os Jogos Olímpicos, no próximo ano, em Pequim.