Inácio no Fórum Social Mundial


O senador Inácio Arruda já se encontra em Belém, onde participa do Fórum Social Mundial 2009, que começa hoje () e vai até domingo (°) na capital paraense. Antes, Inácio esteve em La Paz, na Bolívia, como membro da missão de observadores eleitorais do Mercosul que  acompanhou o referendo realizado domingo () e que disse "sim" ao texto da nova constituição do país.

O Fórum Social Mundial, que deverá reunir 120 mil pessoas de 150 países, será aberto com uma caminhada pelas ruas de Belém, seguido de uma cerimônia com atabaques africanos e cantos indígenas, simbolizando a passagem entre a última edição centralizada do FSM em 2007, em Nairóbi (Quênia), e a atual, na Amazônia. Durante toda a semana estão previstas mais de 2,4 mil atividades nas universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (Ufra), onde o fórum será realizado.

Durante o trajeto da caminhada, movimentos sociais e organizações da sociedade civil deverão fazer protestos e manifestações contra os conflitos que acontecem na Faixa de Gaza. Uma bandeira palestina de mais de três metros em defesa dos civis massacrados no conflito com Israel será levada por representantes de partidos políticos, movimento sociais, entidades sindicalistas e estudantis e organizações ambientalistas.