Em entrevista na edição de 21.08.2005 do Jornal Diário do Nordeste, o deputado Inácio Arruda, afirmou que não recebeu recursos do ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, para custear sua campanha a prefeito de Fortaleza em 2004, fato confirmado pelo próprio Delúbio durante depoimento a CPI da compra de votos.
Veja materia completa.
O deputado federal Inácio Arruda (PCdoB), candidato a prefeito de Fortaleza em 2004, afirma que não recebeu dinheiro do ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores – PT, Delúbio Soares, para custear sua campanha eleitoral. O próprio Delúbio, segundo Inácio, em depoimento na CPI da Compra de Votos do Congresso Nacional, negou que tenha enviado recursos para o PCdoB.
´Disse (Delúbio Soares) que só teria enviado recursos, no segundo turno, para a campanha da candidata do PT, Luizianne Lins. Coisas que estão bastantes esclarecidas e estão nas contas da prefeita Luizianne Lins, para todos que queiram esclarecimentos´, disse.
SHOW – O único show de grande porte da campanha de Inácio Arruda foi o da dupla Zezé de Camargo e Luciano no aterro da Praia de Iracema. O deputado assegura que o evento foi bancado pela direção nacional do PCdoB. Mas para se realizar o PCdoB precisou de uma concessão do PT por que a dupla estava contratada com exclusividade.
´Teve que quebrar essa exclusividade. Como eles estavam aqui no Ceará promovendo show numa campanha em Lavras da Mangabeira e outra em Iguatu, nós contactamos a direção nacional do PT que permitiu que o show fosse realizado para o PCdoB, às nossas expensas e às nossas custas´, explicou Inácio. Também foi bancado pelo PCdoB o show do pianista Arthur Moreira Lima na Praça da Igreja de Fátima.
JOSÉ DIRCEU – A vinda de José Dirceu numa feijoada no Marina Park Hotel foi um ato, segundo Inácio Arruda, promovido e patrocinado por alguns dirigentes do Partido dos Trabalhadores como os deputados Artur Bruno, José Pimentel, José Guimarães. ´Não foi um ato da minha campanha. Foi um ato de adesão. Tanto que nenhuma imagem do evento ou de petistas puderam ser utilizadas na campanha´, disse Inácio, lembrando que topa abrir todas as contas de campanha, dele e dos demais candidatos.
BAQUIT NEGA – O deputado estadual Osmar Baquit (PSDB), segundo Inácio Arruda, em conversa telefônica com ele, negou que tivesse feito insinuações na última sexta-feira no plenário da Assembléia de que Inácio recebeu dinheiro de Delúbio Soares. No discurso, o tucano disse que o deputado Chico Lopes não era ´santinho´ e que a campanha de Inácio Arruda em 2004 utilizou recursos do esquema montado por Delúbio Soares e do empresário Marcos Valério.
´Ele (Baquit) disse que não houve nada disso. Apenas disse que fez uma comparação. Se pode ser feita uma ilação de que o PSDB ou qualquer outro partido pode usar de meios que não são legais, poderia fazer a mesma comparação em relação a alguns dirigentes do PT que apoiaram aqui uma outra candidatura. Osmar disse que nem sequer falou no meu nome´, disse Inácio.
MALA – ´Fica um frenezzi de querer envolver as pessoas de qualquer sorte no caso que está sendo investigado nacionalmente. Fica parecendo que alguém está querendo pegar você e colocar dentro de uma mala para responsabilizar, para culpar porque não admitem que uma pessoa possa fazer uma campanha limpa, séria, mesmo nas dificuldades. Querem arranjar um jeito, mesmo que seja no discurso de alguém, para envolver esse deputado nesse escândalo também. Isso é totalmente absurdo que temos que repelir, repudiar e não aceitar´, lamentou o deputado comunista.
Inácio Arruda relembrou que na campanha dele à Prefeitura de Fortaleza tinha até uma pessoa contratada para fazer campanha contra. ´Chegou-se a inventar, e a mídia destacou, que eu não era autor de uma lei, que eu tinha usado artifício de pegar uma lei de outro vereador transformar a lei da meia (passagem) numa lei minha, usurpando a lei de outro autor. Era ataque de todos os lados, da direita, de determinados setores da esquerda, do centro, de tudo quanto é lado, para tentar impedir que um comunista ganhasse uma eleição numa capital do país´, lamentou.
GOVERNO LULA – O PCdoB, disse Inácio Arruda, vai continuar apoiando o Governo Lula. ´Não é na hora de dificuldade que nós vamos sair correndo, saltando do barco. Não temos essa atitude. Vamos fazer a defesa política do Presidente da República como uma conquista importante para o nosso país´, afirmou.