Inácio fala sobre valorização do ensino médio


O Senador Inácio Arruda participou como conferencista nesta quarta-feira () do painel Ensino Médio Integrado, contemplando a Educação Profissional. O evento faz parte da 1ª Conferência Nacional da Educação Básica, que ocorre no Centro de Convenções, em Brasília. A idéia é discutir a educação brasileira com todos os setores ligados à educação básica, a fim de melhorar o ensino e promover o efetivo aprendizado em sala de aula, buscando a consolidação de um regime de colaboração entre os sistemas federal, estaduais e municipais e debater temas centrais relativos à educação.

Para uma platéia composta por profissionais de educação, estudantes e gestores públicos, Inácio falou sobre a necessidade de se aliar um projeto de desenvolvimento para o Brasil aos investimentos em educação. Ele citou o exemplo de países asiáticos, que conseguiram resultados de curto prazo por meio de pesados investimentos em escolas e da valorização dos professores: “Pensar em Educação caminha lado a lado com um projeto de desenvolvimento.

Por mais que setores da elite afirmem que esse projeto consiste em uma gastança, todos sabemos que, dando a atenção devida à educação o retorno será extraordinário, e não a longo prazo, mas a curto prazo”, afirmou. O Senador avalia que o crescimento do País irá demandar milhões de profissionais com formação técnica de nível médio. “Somente no setor de exploração de petróleo, por exemplo, as estimativas apontam para a necessidade de contratação de 900 mil profissionais, muitos dos quais de nível médio, o que demonstra a urgência de se tratar com a devida importância essa fase do ciclo de formação educacional”, explicou.

Também participaram do debate o representante do Ministério da Educação, Luiz Augusto Caldas Pereira, que ressaltou a importância de se expandir a rede federal de ensino e fazer a aproximação do jovem estudante do ensino médio com o universo temático do trabalho, e o professor Dante Henrique Moura, que apontou como alternativa um programa para o ensino médio que incorpore o conhecimento científico com princípios relacionados à vida profissional de forma ampla, sem privilegiar uma área específica.

Cerca de trinta delegados participaram da fase de debates trazendo questões como o ensino no meio rural, a valorização dos profissionais de educação, o ingresso de alunos de escolas públicas nas universidades e a merenda escolar para o ensino médio. A 1ª Conferência Nacional da Educação Básica segue até esta quinta-feira () e deve receber quase 1,5 mil representantes de todo o Brasil.