Inácio fala sobre escola profissionalizante para estudante do IFCE Canindé


Inácio fala sobre escola profissionalizante para estudante do IFCE CanindéEducação Tecnológica e Profissional foi tema da palestra ministrada pelo senador Inácio Arruda e o deputado federal João Ananias, para estudantes e professores do Instituto Federal Ceará, campus Canindé. Presentes também estudantes de outras escolas públicas do município e agentes de saúde. O evento foi aberto pelo Diretor Geral do IFCE, Francisco Antônio Barbosa Vidal, mostrando a importância de se realizar o ensino tecnológico em consonância com as causas sociais dos sertões de Canindé.

Inácio e João Ananias foram recebidos pelo prefeito de Canindé, Celso Crisóstomos Secundinho, ressaltando o crescimento da cidade depois da instalação do IFCE e disse que Inácio e João Ananias são políticos comprometidos com as causas sociais e amigos do povo cearense.

Mostrando a importância dos cursos de nível médio profissionalizante, o senador Inácio Arruda, que é formado em Eletrotécnica pela antiga Escola Técnica Federal do Ceará, disse que, com seu diploma de nível médio sobreviveria em qualquer lugar do planeta Terra. “A Escola Técnica, além do ensino profissionalizante, preparava o aluno para a vida”, ressaltou.

Inácio mostrou também para os estudantes que, de 2006 para cá, desde os governo Lula e agora no governo Dilma, foi dado um salto muito grande na ampliação da rede de nível superior e tecnológica no interior do Ceará. E os parlamentares têm contribuido nesse sentido, mandando emendas individuais e de bancada para o setor. Foi uma emenda de Inácio, no valor de R$18 milhões, que deram início a construção dos IFCEs no interior cearense.  “Agora precisamos aumentar o número dos cursos para melhorar a formação do povo cearense”, disse

Inácio aproveitou a oportunidade para defender o governo Dilma e a Petrobrás. Disse que toda essa onda de denúncias contra a empresa acontece por ser ano de eleição e porque a Petrobras estava pronta para ser vendida e o presidente Lula, quando eleito, empatou o negócio. “O ataque a Petrobras é o ataque a Dilma”, disse, acrescentando que a direita está receosa com a possibilidade da Dilma se reeleger.

Inácio disse ainda que votou contra o projeto que prever a redução da idade penal. “Esse projeto foi pensado com a finalidade de criminalizar as camadas pobres da população. Quando você criminaliza, criminaliza todos”, explicou, complementando que é preciso melhorar a educação e dá mais oportunidades aos jovens pobres e negros. “A redução da maioridade penal não vem para salvar ninguém, com dizem. Os grandes traficantes e criminosos são bem adultos e usam uma minoria jovem, para depois pedir a redução da maioridade.

O deputado federal João Ananias elogiou o crescimento no número de escolas profissionalizantes e de universidades federais no interior do Ceará, dizendo que hoje os jovens podem estudar e se forma na sua própria cidade sem precisar, como ele, deixar a família e ir para estudar na capital. O presidente Lula começou a inverter esse processo, levando a universidade para todos os lugares desse país. “A instalação de um campus como esse, aqui em Canindé, faz a diferença, muda o perfil da região”, disse.

João Ananias também defendeu o governo Dilma, condenando as crítica que a Presidente vem sofrendo sistematicamente na grande mídia. “Eles querem o retorno do sistema antigo de governo, que privilegia os poderosos e os ricos”, explicou. “Temos muitas dificuldades ainda, muito a realizar, mas com Lula e Dilma tivemos conquistas imensas”. Para João é preciso lutar para coibir a violência, não com a redução da maioridade penal, mas com mais educação, com mais oportunidade de cultura e trabalho para os jovens.