Inácio diplomado Senador


O Tribunal Regional Eleitoral – TER – realizou ontem (), a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos em 2006 para o governo do Estado, Senado, Câmara Federal e Assembléia Legislativa, em solenidade realizada no Centro de Convenções de Fortaleza. Inácio Arruda, o primeiro senador comunista eleito desde Luís Carlos Prestes, foi um dos mais aplaudidos da noite, tendo sido ovacionado também pelo público que assistia a solenidade por um telão armado no pavilhão anexo ao auditório do Centro de Convenções.


A desembargadora Huguette Braquehais, presidente do TRE, foi quem comandou a solenidade. Em sua fala enalteceu o trabalho da justiça eleitoral nas eleições de 2006. “Foi um ano de trabalho para chegarmos até aqui. Não tivemos grandes problemas durante o processo eleitoral e encerramos, assim, com êxito as eleições de 2006”, afirmou. . A solenidade de diplomação dos eleitos foi marcada por muita descontração e quebras de protocolos. O primeiro a ser diplomado foi o Governador eleito Cid Gomes, que recebeu o documento das mãos do corregedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro César Asfor Rocha.. Francisco Pinheiro foi o segundo, seguido pelo o senador eleito Inácio Arruda (PCdoB).


Foram diplomados também  na noite de ontem, os 46 deputados estaduais e 21 deputados federais – apenas Aníbal Gomes (PMDB) faltou ao evento. Pelo PCdoB foram diplomados, além do Senador, o deputado federal eleito Chico Lopes, e o deputado estadual eleito João Ananias. Na hora de receber o diploma, Chico Lopes foi muito aplaudido, com eleitores gritando “Valeu Chiquinho”. Outras manifestações do público, que a cada nome anunciado aplaudia ou vaiava, aconteceu no memento em que Ciro Gomes subiu ao palco, com uma fã gritando “ô bixo lindo”, fazendo rir toda a platéia. Alguns deputados estaduais eleitos se manifestaram, agradecendo às cidades onde tiveram boa votação. Francisco Caminha (PHS) chegou a pular de alegria no palco com o diploma em mãos.