O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) afirmou ser importante para o Brasil o incentivo e o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas sobre as Forças Armadas, defesa e segurança nacionais. Ele registrou a realização recentemente do primeiro encontro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed). O senador defendeu a discussão do tema por toda a sociedade brasileira.
– A defesa e a segurança são aspectos relevantes e complexos na atual realidade do continente americano – disse Inácio Arruda, pouco antes de pedir às autoridades brasileiras mais atenção à questão.
Ele pediu empenho especialmente dos Ministérios da Defesa, da Educação e da Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), essas últimas entidades voltadas para o fomento da ciência e tecnologia.
– Que se debrucem sobre esse tema e dêem todo o apoio possível para que nós possamos ter um reforço das Forças Armadas, não apenas no sentido de que é preciso que se equipe mais as Forças Armadas, é preciso que tenha mais munições, etc. Nós precisamos é ter mais inteligência. É preciso que estejamos mais capacitados – avaliou.
A Capes, exemplificou o senador, já realiza o programa Pró-Defesa, em parceria com o Ministério da Defesa, que incentiva os grupos de pesquisadores com bolsas de estudo de pesquisa e pós-graduação.