Em pronunciamento, nesta quarta-feira (08.05), o senador Inácio Arruda destacou o editorial do jornal Diário do Nordeste acerca das interligações de bacias que estão sendo reivindicadas para suprir a demanda de água da população de regiões metropolitanas de todo o País. O senador pediu ainda a inclusão do editorial, intitulado “Novas Transposições”, publicado no dia 06, nos Anais do Senado Federal, devido a importância da temática no contexto ambiental nacional. Inácio citou ainda a realização do Seminário, organizado pelo jornal, que reúne Prefeitos do Ceará, hoje e amanhã (09.05), para debater o desenvolvimento dos municípios.
“Tivemos muitas discussões em torno da questão quando se tratou de garantir o abastecimento de água para a região Nordeste, com a interligação da Bacia do São Francisco. Agora, a questão é a interligação de bacias para suprimento de água às populações das grandes cidades do Sudeste brasileiro, principalmente de São Paulo, que está sofrendo dificuldades com o abastecimento de sua população. Falta de planejamento, sobretudo, desorganização, mas também estiagens prolongadas naquela região. Portanto, um editorial muito significativo”, destacou o senador.
O 2º Seminário Prefeitos Ceará 2014 tem como pauta de discussão a lei dos resíduos sólidos, legislação e marketing político. Organizado pelo Diário do Nordeste, em parceria com a Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão (FUNCEPE) e Instituto Future, o evento reúne mais de 100 municípios. “Isso é sempre, para nós, uma questão muito séria e que levamos muito em conta, exatamente pelas adversidades que vivemos quanto ao clima e quanto ao solo. Então, planejar, organizar, pensar nas questões cotidianas, mas com olhar para dez, trinta, quarenta anos para saber o que vai acontecer nesse período que é relativamente curto do ponto de vista histórico, mas muito importante para a vida das pessoas, porque 20, 30, 40 anos já é muito substantivo na vida de cada um”, justificou Inácio.