Ao falar nesta terça-feira (.05) na festa do dia do Trabalho, organizada Central Única dos Trabalhadores – CUT- na Praça do Ferreira, o senador Inácio Arruda, além de saudar todos os trabalhadores cearenses, fez questão de dizer que apóia o veto do presidente da República a chamada “Emenda 3” inserida na legislação que cria a Super-Receita. Pela emenda, fiscais da Super-Receita não poderão autuar empresas que desrespeitem a legislação trabalhista, alegando ser atribuição exclusiva da Justiça do Trabalho analisar o não cumprimento desta legislação.
Inácio manifestou seu desejo que o Congresso mantenha o veto do presidente Lula, explicando que a “Emenda 3” impede que os auditores da Receita Federal autuem prestadores de serviços contratados como pessoa jurídica, chamados “empresas de um só”, que pagam menos encargos trabalhistas e menor imposto de renda que as pessoas físicas. “Essa emenda contribui para a precarização do mercado de trabalho”, afirmou o senador.
Homenagem a Blanchard
As comemorações do Dia do Trabalho, que contou com a presença de vários políticos, líderes sindicais e empresários, começaram às 14 horas com um ato solene no Cine Sesc São Luiz com uma homenagem a um representante da classe trabalhadora, o jornalista e escritor Blanchard Girão, falecido aos 77 anos, no dia 25 de março passado. Na ocasião, foi entregue uma placa à filha do homenageado, Marta Vanessa Girão, dos representantes da DRT, IDT e Fecomercio.
Antes, porém, foram lidas palavras do escritor Juarez Leitão, da Academia Cearense de Letras, destacando que “Blanchard viveu, nos últimos 50 anos, intensamente este País, em momentos terríveis de sua história, como analista, crítico, protagonista e vítima. Conheceu duas ditaduras e, como o Mito de Osires, o deus do Nilo, assistiu aos ciclos da morte e da ressurreição. Esteve, sempre como participante ativo, no centro das contradições, desavisos e aflições da oscilante vida política nacional, reportando e vivendo na própria pele as incertezas e esperanças da sociedade”.
Além da programação que aconteceu no Cine Sesc São Luiz, as festividades se estenderam à Praça do Ferreira, onde também ocorreram manifestações de grupos de classe e espetáculos musicais, encerando-se com um grande show do cantor Geraldo Azevedo, que se prolongou pela noite.