Nesta terça-feira (), o deputado federal Inácio Arruda acompanhou a presidente da Fundação para o Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Olinda Marques, o secretário da Secretaria Executiva Regional I, Mariano Freitas e a chefe de gabinete da Regional I, Neide Freitas, na visita que fizeram aos Ministérios das Cidades e do Esporte.
No encontro com o Ministério das Cidades, os representantes da prefeitura de Fortaleza defenderam a aprovação de uma carta consulta enviada à Secretaria Nacional de Habitação pedindo a liberação de R$ 6 milhões destinados à compra de um lote urbanizado na área da Regional I. No terreno seriam construídas casas para retirar os moradores das áreas de riscos localizadas nas dunas da região. O secretário executivo, Rodrigo Figueiredo, e a diretora do departamento de Urbanização e Assentamento Precários do Ministério, Mirna Quinderé, garantiram que a consulta será reavaliada e que pelo menos parte do pedido poderá ser atendido.
Os secretários ainda pediram a liberação de emendas orçamentárias para a habitação propostas por parlamentares cearenses, entre eles Inácio Arruda. O Ministério assegurou que os recursos da ordem de R$ 790 mil já foram empenhados. A Habitafor comprometeu-se a investir o montante na construção das casas dos moradores reassentados no lote urbanizado pleiteado pela Regional I.
Os representantes da prefeitura tiveram ainda uma audiência com o secretário executivo do Ministério dos Esportes, Orlando Júnior. Na ocasião, foi pedida a inclusão das escolas da Regional I no projeto “Pintando a liberdade”, que distribui nas escolas públicas e associações kits esportivos fabricados por detentos. O secretário garantiu a participação de todas as escolas da regional no programa e que em novembro, durante visita à Fortaleza, o ministro Agnelo Queiroz fará a entrega dos kits contendo material para todas as modalidades esportivas.