Homenagem a Candido Portinari


A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça-feira () projeto de resolução de autoria do Senador Inácio Arruda que dá o nome de Museu Histórico Candido Portinari ao Museu do Senado. A proposta deve ainda receber parecer da Comissão Diretora da Casa e ser apreciada pelo plenário.

O Museu do Senado guarda um extenso e significativo acervo, reconhecido pelo seu valor documental relacionado à vida política brasileira e, em particular, à trajetória e a atuação da Casa Legislativa. Também abriga um expressivo acervo artístico, com obras de grandes nomes das artes plásticas, como é o caso de Candido Portinari.

Mundialmente reconhecido, Candido Portinari tem obras incorporadas ao acervo de grandes museus e sua vocação muralista é internacionalmente valorizada. É o caso dos célebres murais, “Guerra” e “Paz”, presente do Brasil à sede das Nações Unidas, dois monumentais manifestos contra a violência, pela paz e pela justiça social, que ocupam, desde 1957, o espaço mais nobre do prédio da ONU: o saguão de entrada da Assembléia-Geral das Nações Unidas.

O Senador Inácio Arruda afirmou que a iniciativa pretende agregar o nome de Candido Portinari ao Museu Histórico do Senado Federal, conferindo ao espaço uma designação que o engrandece. O projeto recebeu parecer favorável do Senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) e teve como relator ad hoc na Comissão de Educação o Senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).