Hill pede à Coréia do Norte acordo para encerrar impasse


O principal negociador dos Estados Unidos pelo fim do programa nuclear da Coréia do Norte, Christopher Hill, disse hoje que Pyongyang deve concordar com a verificação de suas atividades de desarmamento. Hill afirmou ainda que o acordo deve ser formalizado por escrito. A Coréia do Norte concordou no ano passado em desmantelar seu reator nuclear, em troca de auxílio.

Porém as negociações desde então estão emperradas, após o Estado comunista negar que tenha autorizado os inspetores a pegar amostras de seu complexo nuclear, a fim de verificar atividades nucleares anteriores do país.

Para evitar o impasse, Hill pediu um acordo escrito, listando as obrigações dos dois lados. Ele falou hoje com seu colega japonês, Akitaka Saiki, que disse esperar uma "fase difícil" nas conversas sobre o desarmamento do país, no dia 8, em Pequim.

Nova aparição

O líder norte-coreano, Kim Jong il, foi ao zoológico de Pyongyang e visitou os tigres, ursos e o aquário da instituição, afirmou hoje a agência de notícias estatal norte-coreana. É a última de uma série de matérias destinadas a rechaçar os boatos, três meses após Kim supostamente sofrer um derrame.

A agência também divulgou uma foto de Kim, de 66 anos. Acredita-se que o líder tenha sofrido um derrame em agosto, porém a Coréia do Norte nega que ele esteja doente. Nenhum dos relatos da mídia estatal fornece as datas exatas dos eventos.

Kim herdou a liderança do país de seu pai e não nomeou publicamente um sucessor. Acredita-se que o meio-irmão dele, Jang Song Thaek, pode ter papel de destaque em uma futura administração.