Governo russo confirma viagem de Raúl Castro ao país


O governo da Rússia confirmou nesta segunda-feira que o presidente de Cuba, Raúl Castro, visitará o país entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro.

A informação sobre a viagem havia sido divulgada pela agência russa RIA Novosti na semana passada, mas sem a confirmação de datas.Segundo a assessoria de imprensa do Kremlin, a visita acontecerá a convite do presidente russo, Dmitri Medvedev. Não foram divulgados, porém, os temas que serão incluídos nas agendas de ambos os governantes.
 
Depois de anos de intensa cooperação, sobretudo no âmbito militar, as relações entre os dois países esfriaram com o colapso da União Soviética, em 1991. O fim do regime soviético desencadeou uma grave crise em Cuba, seu principal aliado na América Latina e cuja economia dependia em boa parte de recursos enviados por Moscou.

Recentemente, a Rússia voltou a estreitar seus vínculos com a ilha, como parte de uma política de reaproximação com a América Latina. Em novembro de 2008, Medvedev viajou ao país durante um giro que fez pela região. Na ocasião, o presidente russo também visitou Peru, Brasil e Venezuela. Na ilha, encontrou-se com o ex-presidente Fidel Castro, afastado do poder desde 2006 devido a problemas de saúde.