GEOPOLÍTICA


CARO SENHOR SENADOR,


   EM RELAÇÃO À REUNIÃO SOBRE GEOPOLÍTICA,


 


               APÓS ANOS DE UM SILÊNCIO, QUANTO A GEOPOLÍTICA NO BRASIL, VEJO, ATRAVÉS DO EMPENHO DO SENHOR E DE OUTROS SENADORES, NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, O RETORNO DESTA DISCUSSÃO DE FORMA AMPLA E OBJETIVA DA NECESSIDADE DE MAIOR INSERSSÃO DO BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL NA FORMA ECONÔMICA E POLÍTICA, ATRAVÉS DE UM PLANEJAMENTO SEQUENCIAL, DETALHADO E FOCAL QUE PARECE ORA SE INICIAR.


               NÓS BRASILEIROS, TALVEZ POR POSSUIRMOS UMA ÍNDOLE PACIFISTA, CRISTÃ CATÓLICA, MULTIRACIAL, COM GRANDES MIGRAÇÒES DE VÁRIAS ETNIAS, NOS VEMOS EM UMA RELAÇÀO DELICADA COM A PALAVRA PODER, TÃO COMUM E NECESSÁRIA NO RESTO DO MUNDO, PRINCIPALMENTE POR NÃO TEREM OS PAÍSES ESTRANGEIROS UMA TERRA TÃO RICA E GRANDE COMO O BRASIL. ASSIM, DEIXOU-SE DE LADO, APARENTEMENTE PELA FALTA DE PROJEÇÃO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, DEPOIS DE GOLBERY D0 COUTO E SILVA, UM ESTUDO DA GEOGRAFIA POLÍTICA NO EXECUTIVO, AQUELA QUE, NO CASO DO BRASIL, NÃO É EXPANSIONISTA, MAS VISA MANTER NOSSAS TERRAS, RIOS, ESPAÇO AÉREO, MERCADOS CONSUMIDORES, PARCEIROS INTERNACIONAIS, ENFIM, RESUMINDO NOSSAS RIQUEZAS CONOSCO – DO CIDADÃO DA CAATINGA DO PIAUÍ AO GAÚCHO DOS PAMPAS, PARA EXPLORAÇÃO SEGUNDO NOSSA DETERMINAÇÃ0 .  ESTA POLÍTICA – GEOPOLÍTICA USA DE TODOS OS MEIOS NACIONAIS PARA MANTER ESTE OBJETIVO (AUTODETERMINAÇÃO) ATRAVÉS DAS FORÇAS SOCIAIS (NAÇÃO), DAS FORÇAS ECONÔMICAS PÚBLICAS E PRIVADAS, PASSANDO PELAS UNIVERSIDADES. ASSIM, GEOPOLÍTICA PASSA PELO IBAMA, PELA USP, PELO ITA, PELO CNPQ, PELAS INDÚSTRIAS NACIONAIS, PELO CAMPO, PELO CONGRESSO, PELO EXÉRCITO NA CALHA NORTE, PELAS ONG, PELO FUNAI, PELAS ESCOLAS TÉCNICAS, PELOS TIROS DE GUERRA, PELOS HOSPITAIS PÚBLICOS, PELOS MINISTÉRIOS PRINCIPALMENTE INDÚSTRIA E COMÉRCIO, PELO SOLDADO CIDADÃO, PELA EMATER/EMBRAPA, PELOS GOVERNOS ESTADUAIS, PELA POLÍCIA CIVIL E MILITAR, PELA PETRBRÁS, PELA VALE DO RIO DOCE, PELA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, PELA FEIRA DA PANAIR EM MANAUS, PELAS HIDRELÉTRICAS, PELO SENADO E PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS,ETC . POR TODAS AS EXPRESSÕES DO ESTADO, DA NAÇÃO QUE PELA SINERGIA FAÇA UM BRASIL MAIOR.                       


            GEOPOLÍTICA É A JUNÇÃO DO PODER POLÍTICO COM O PODER EXECUTIVO E COM A SOCIEDADE.


            SERÁ QUE ESTA PALAVRA É TÃO IMPORTANTE ASSIM MESMO?  OS USA ATACAM O IRAQUE, O IRÃ QUER ARMAS NUCLEARES, A RÚSSIA NÃO QUER MÍSSEIS AMERICANOS NA EUROPA, A CHINA DIMINUI O CRESCIMENTO ECONÔMICO, O JAPÃO TEM UMA GIGANTESCA FROTA DE NAVIOS MERCANTES, O BRASIL ESTÁ NA ANTÁRTICA, A BOLÍVIA QUER COMPRAR AS USINAS DA PETROBRÁS, A ÍNDIA INVESTE NO DOUTORADO DE SEUS ALUNOS, ISRAEL FAZ UM MURO DE SEPARAÇÃO, BRASIL INVESTE NA ÁFRICA, A COMUNIDADE EUROPÉIA CRIA O EURO ETC.


                     NÃO OLHANDO PELO ENFOQUE DE CONCEITOS MORAIS, MAS ENTENDENDO QUE PAÍSES GERALMENTE COLOCAM EM PRIMEIRO PLANO SEUS INTERESSES , ASSIM É A GEOPOLÍCA; CRIADA E DESENVOLVIDA POR RATZEL, MAHAN, MAKINDER E HAUSHOFER; A FORMA DE UTILIZAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS DE UM DETERMINADO LOCAL, DE TAL MODO QUE UTILIZADA PELO PAÍS GERE RIQUEZAS PARA A SOCIEDADE. NO PASSADO SEM A ESTRUTURA DE HOJE, TIVEMOS OS INGLESES BUSCANDO COLÔNIAS COM NAVIOS ARMADOS PARA EXECUTAR SUA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, TIVEMOS A DIVISÃO DA ÁFRICA SEGUNDO OS INTERESSES DA EUROPA, TIVEMOS O EXPANSIONISMO ALEMÃO NA EUROPA PELA GUERRA E SUA POSTERIOR DERROTA, TIVEMOS OS USA CONQUISTANDO O TEXAS E A CALIFÓRNIA DO MÉXICO, TIVEMOS A PERDA DA SAÍDA PARA O MAR DA BOLÍVIA NA GUERRA DO PACÍFICO ENTRE CHILE E BOLÍVIA, TIVEMOS A TOTAL EXCLUSÃO DE CUBA DO MERCADO MUNDIAL ETC. ISTO É HISTÓRIA, É A VERDADE DA VIDA, É A BUSCA DO EQUILÍBRIO FAVORÁVEL DO PODER INTERNACIONAL POR ALGUNS PAÍSES E NÓS BRASILEIROS NÃO PODEMOS NOS COLOCAR EM UMA POSIÇÃO INGÊNUA , PARA NÃO DIZER TOLA, POIS É FATO QUE A HISTÓRIA SE REPETE, O QUE MUDA SÀO OS ATORES.


                  FINALIZANDO, PARABENIZO AO SENHOR PELA INICIATIVA PORÉM A NOSSA GEOPOLÍTICA DEVE SER ENCHERTADA COM A SEGUINTE IDÉIA DE GANDHI: “O MEU PATRIOTISMO NÃO É EXCLUSIVO. ENGLOBA TUDO. EU REPUDIARIA O PATRIOTISMO QUE PROCURASSE APOIO NA MISÉRIA OU NA EXPLORAÇÀO DE OUTRAS NAÇÕES. O PATRIOTISMO QUE CONCEBO NÃO VALE NADA SE NÃO CONCILIAR SEMPRE, SEM EXCEÇÕES, COM O MAIOR BEM E PAZ A TODA HUMANIDADE.”


 


                FELICIDADES POIS COMO CIDADÃOS (FAMÍLIA) SABEMOS DO EQUILÍBRIO E DO DETERMINISMO DE VOSSAS AÇÕES,


 


               IGOR, EDUARDO  E


     FILIPE JACÓ CAVALCANTE ARARIPE SOBREIRA MUNIZ