Fidel Castro cita prêmio Nobel de Economia


O ex-presidente Fidel Castro citou nesta sexta-feira, em novo artigo publicado pela imprensa cubana, declarações feitas pelo prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz na última quarta-feira em São Paulo.

Stiglitz, que preside uma comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) encarregada de definir soluções para a crise, afirmou que a China pode "guiar o mundo" para sair dos problemas.

"A China pode guiar o mundo para fora da crise econômica graças às suas saudáveis reservas internacionais, seu grande superávit comercial e seus maciços investimentos ao redor do mundo", indica o trecho da declaração do economista norte-americano citado por Fidel.

O líder cubano, afastado do poder desde 2006, lembra no texto a crítica de Stiglitz ao governo Obama, que segundo o economista vem apresentando uma resposta à crise que "não é suficiente".

No texto, Fidel também ressalta a preocupação do prêmio Nobel da Economia com relação ao protecionismo, que vai "fazer sofrer mais os países em desenvolvimento".

O ex-presidente Fidel Castro começou a escrever seus artigos em março de 2007, após uma grave crise de saúde em julho do ano anterior, quando passou o cargo para seu irmão Raúl Castro.