Festival de cinema pela igualdade de gênero está com inscrições abertas


Filmes devem abordar temas como mulheres e saúde, mulheres e migração, práticas culturais, violência, trabalho, política, meio ambiente, diversidade e infância

 

Estão abertas as inscrições para o 4º Mulheres em Foco – Festival Internacional de Cinema pela Equidade de Gênero, que acontecerá entre os dias 7 e 11 de maio de 2013 na cidade argentina de Buenos Aires. As inscrições para enviar os filmes e concorrer às etapas do festival estão abertas até o dia 20 de dezembro.

 

O objetivo do festival é reunir realizadoras e obras que levantem a discussão acerca de temáticas femininas. Os filmes devem abordar necessariamente os seguintes temas: mulheres e saúde, mulheres e migração, mulheres e práticas culturais, mulheres e formas de violência, mulheres e trabalho, mulheres e política, mulheres e meio ambiente, diversidade e infância.

 

Mais de 320 municípios terão novos centros de arte para formação de artistas

 

Fora isso, não há restrição de gênero, formato ou duração. O formulário de inscrição deve ser enviado on-line, e também pelo correio, juntamente com a obra em DVD, que deve ser legendada em espanhol.
O festival tem caráter itinerante. Os filmes selecionados são exibidos posteriormente em sessões localizadas em cidades próximas a Buenos Aires. O objetivo é alargar ainda mais a reflexão abrangendo o maior número de pessoas possível.
Participação

As inscrições para o envio de filmes do festival é gratuita. Os gastos do envio dos filmes serão por conta do participante. Uma vez inscrito e selecionado, o material não poderá ser retirado da programação do festival. Os filmes selecionados passarão a fazer parte da videoteca do festival, que utilizará o filme com fins educativos.

 

O resultado da seleção será em março de 2013 e os organizadores entrarão em contato via e-mail, apenas, aos participantes das obras escolhidas.
Festival

Em 2012, aconteceu a terceira edição do Mulheres em Foco, que teve como propósito gerar um espaço de sensibilização e conscientização dos direitos humanos das mulheres da América Latina e do mundo. A proposta consiste em localizar, a partir de uma linguagem audiovisual, um espaço de encontro e divulgação para que a sociedade, em seu conjunto, se torne parte ativa sobre as problemáticas atuais das mulheres de todos os continentes.

 

O Festival Internacional de Cinema pela Equidade de Gênero se projeta como um espaço de contribuição, resgate e troca de informações sobre as múltiplas práticas culturas e reais, oferecendo um cenário de encontro, articulação e difusão.

 

,