Expansão do ensino


O Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CEFET-CE) lançará, neste sábado, dia 13 de setembro, a pedra fundamental da Extensão da Entidade Educacional em Baturité. Dando continuidade ao Projeto de Expansão do Ensino Tecnológico no Interior do Estado, a solenidade acontecerá às 16 horas, na Avenida Ouvidor Mor Vitorino Soares Barbosa, s/n (ao lado do Liceu), no Município. Estarão presentes no evento, o Diretor Geral da Instituição,  Cláudio Ricardo Gomes de Lima; o prefeito de Baturité, Fernando Lima Lopes;
além de outras autoridades locais, servidores e estudantes da Instituição.

O novo núcleo do CEFET-CE em Baturité será uma extensão da Unidade de Ensino Descentralizada (UnED) da Instituição, que já está sendo construída em
Canindé. De acordo com o professor Evandro Martins, coordenador de implantação da nova UnED em Canindé, “a sede no Maciço vem preencher a lacuna na educação da cidade e no entorno. Além disso, vai resgatar a possibilidade de cursos de ensino superior numa região que perdeu o núcleo da Universidade Estadual do Ceará (Uece) que possuía”, justifica.

Conforme Evandro Martins, na área de quatro hectares, cedida pela Prefeitura
de Baturité e já escriturada, funcionarão cinco salas de aula; uma biblioteca; núcleos administrativos; espaço de convivência e laboratórios de Física, Química, Biologia e Informática. “É um local muito valorizado, pois se localiza na entrada da cidade, além de ser ao lado do Liceu, uma instituição de ensino tradicional no Estado”. O professor afirma, também, que, em pleno funcionamento, a extensão beneficiará, diretamente, mil estudantes de todos os municípios que compõe o Maciço de Baturité.

Para apresentar o CEFET-CE à população local e discutir sobre as áreas de interesse dos moradores, quatro audiências públicas foram promovidas. Os quatro cursos, que inicialmente serão oferecidos, ainda não foram definidos. Entretanto, como explicou Martins, os participantes apresentaram demanda em Hotelaria, Gastronomia, Turismo e Informática. “A população tem demonstrado grande interesse e expectativa pelo início das atividades da Instituição”, comenta. O professor antecipou que a construção do prédio em Baturité encontra-se, atualmente, na fase final do processo de licitação. A Construtora Borges Carneiro será a responsável pela edificação. O canteiro de obras será instalado logo após o lançamento da pedra fundamental. A previsão é que a unidade esteja concluída num prazo de seis meses a um ano, com as aulas começando, no máximo, no segundo semestre de 2009.       

Projeto de Expansão – A nova extensão em Baturité integra o Programa de Expansão da Rede de Ensino Tecnológico do Ministério da Educação (MEC) para o Interior do Estado. Até 2009, o CEFET-CE concluirá a instalação de seis UnEDs, 10 extensões, 39 Centros de Inclusão Digital (CIDs), dois Núcleos de Informação Tecnológica (NITs) e transformará 39 municípios em pólos de ensino a distância. A Expansão do Ensino iniciou em novembro do ano passado, com a inauguração da Unidade de Ensino Descentralizada (UnED) no município de Maracanaú, que, atualmente, está em pleno funcionamento. Neste ano, das seis novas Unidades que também constam no projeto –Acaraú, Canindé, Crateús, Limoeiro do Norte, Sobral e Quixadá – a Instituição já lançou pedra fundamental em: Acaraú (janeiro de 2008), Quixadá (fevereiro de 2008), Crateús (agosto de 2008) e Canindé (setembro de 2008).

A Unidade em Quixadá já está oferecendo cursos técnicos em sede provisória e
estará concluída no segundo semestre deste ano. As obras na Unidade de Acaraú iniciaram no dia 12 de agosto. Em Crateús, a previsão é de que o início das obras aconteça ainda no mês de setembro deste ano. Já em Canindé, cuja pedra fundamental foi lançada no último dia 6 de setembro, as obras já iniciaram e a previsão é que as aulas iniciem em agosto de 2009. Em Sobral e Limoeiro não foram lançadas pedras fundamentais, pois o CEFET -CE absorverá as estruturas do Centec, mediante reformas, existente dos locais. Os cursos nos municípios continuam funcionando e, no segundo semestre deste, ano serão inauguradas com a excelência da Instituição Federal.