O PCdoB, mais antigo partido político do Brasil, faz 87 anos nesta quarta-feira (). Em Brasília, as comemorações vão ocorrer dentro e fora do Congresso Nacional, onde o Partido possui uma bancada de 12 deputados e um senador.
No Senado, Inácio Arruda solicitou a realização de sessão solene na próxima terça-feira (), às 14 horas, para marcar a data. Apoiaram o requerimento de pedido de homenagem os senadores Francisco Dornelles (PP-RJ), Jefferson Praia (PDT-AM), Lobão Filho (PMDB-MA), João Vicente Claudino (PTB-PI), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE). Inácio destacou a longa história do PCdoB no Brasil, fundado em 25 de março de 1922 por 73 militantes no Rio de Janeiro: “Podemos afirmar que os comunistas tiveram, e continuam tendo, influência decisiva no rumo da história política da sociedade brasileira, tendo como principais bandeiras o socialismo, a democracia, a soberania nacional e os direitos dos trabalhadores, entre outras.”
Na Câmara, às 17 horas desta quarta-feira, haverá solenidade de aposição da foto da deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) na Galeria de Líderes do Partido. O deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) iniciou a semana com discurso no Plenário da Casa destacando a data. “Nosso partido faz 87 anos e tem uma longa presença nas lutas sociais, nas lutas do povo brasileiro por democracia, por desenvolvimento e por justiça social”, acrescentando a combatividade como tradição do Partido.
Também a deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), falou a respeito do aniversário do PCdoB, afirmando que é o mais antigo do País, mas que viveu grande parte na ilegalidade. “Tivemos não só dirigentes, mas militantes bravos que sobreviveram a um período difícil da nossa história, um período de falta completa de democracia, de exceção, e nos ajudaram muito a fazer deste partido o que ele é, um grande partido hoje no Brasil inteiro, não só do ponto de vista da sua bancada parlamentar, que ainda não é tão grande assim, mas da sua inserção, da sua presença no movimento social.”
Confira artigo sobre os 87 anos do PCdoB:
http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=52946